terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Costeletas do Novilho com redução de Vinagre Balsâmico e Mel de Cana

Ter milhentas coisas na cabeça as quais anseio para experimentar, mas estar até à última da hora para decidir o que fazer para uma refeição, tem-me acontecido com frequência.
Abro o congelador e nada do que há me agrada, parecido com isso só mesmo o meu roupeiro. Eh Eh Eh!
Não posso andar sempre nas compras, nem de comida nem de roupa,(embora desta última não me importasse muito) por isso tenho que me governar com as existências.
Se não descongelar comida de véspera, faço-o de manhã ou quando vou a casa à hora de almoço. Mas de todas as vezes fico demasiado tempo "pendurada" na porta do congelador a olhar indecisa para as gavetas, depois lá acabo por agarrar qualquer coisa e durante o resto do dia vou pensando como é que a hei-de cozinhar.
Ás vezes, ao ler os blogues amigos encontro ideias fantásticas, ou então pesquiso na Internet, mas quando não tenho tempo para isso acabo por chegar a casa sem a mínima ideia do que fazer. E quando me perguntam o que vai ser o jantar, a resposta é invariavelmente a mesma - ainda não sei.
Bom, ter o ingrediente principal como ponto de partida não é assim tão trágico, pior era não ter nada, e depois há-de sempre sair qualquer coisa comestível.


Ingredientes para 4 pessoas:
4 costeletas de Novilho
5 alhos
Sal
Pimenta
Azeite
2 cl de sopa de vinagre balsâmico
1 Cl de sopa de mel (usei de cana)
2 cl sopa margarina Becel
1 Folha de louro

Tempere a carne com sal e pimenta e reserve.
Faça o puré de batata e o esparregado. Eu fiz os dois na Bimby, uma vez que me a ofereceram há que aproveitar. Tenho lido algumas criticas relativamente à consistência do puré e devo dizer que o mais fácil e coar o leite às batatas e só ir adicionando à media que for necessário. Assim ficará igual ao do passevite, embora com alguns grumos.
A mesma coisa co o esparregado, se desejar mais consistente adicionar um pouco mais de farinha ou menos leite, mas para mim a receita base está bem.
Quando já tiver as guarnições prontas aqueça uma frigideira grande com a margarina, o azeite, a folha de louro e os alhos. Deixe os alhos fritarem um pouco para libertarem sabor, introduza as costeletas e sele de ambos os lados (não deixe passar demasiado para não ficar dura). Retire a carne para uma travessa e reserve introduza o vinagre e o mel, mexa bem e deixe reduzir, deite sobre as costeletas e sirva de imediato.
Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Como diria o meu falecido avô: isso das indecisões deve-se a ter muita escolha, se não tievesse o que comer qualquer coisa te servia e andavas sempre contente! Coisas de velhotes que passaram por tempos difíceis :)
    Ainda bem que abrimos gavetas e ficamos indecisas!!!

    ResponderEliminar
  2. lindo pratinho amiga, ficou bem ao meu agrado!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão Ondina Maria, mas olha que esses tempos não andam assim tão longe para muita gente. Felizmente ainda não me posso queixar, graças ao meu marido que "vai a todas" para ganhar algum extra, mas se estivesse sentado no sofá a contar com o ordenano certinho a coisa era muito complicada...
    Ainda bem que gostaste de chocolate no vapor que me ficaram atravessados! :)
    Beijinhos às duas meninas

    ResponderEliminar
  4. Também me acontece isso com bastante frequência e o pior é qdo me decido e por vezes falta um ingrediente que acho que fará toda a diferença...aí recoloco o saco que ia a sair do congelador e volto a ficar a percorrer os olhos nos vários saquinhos. Esta sugestão está ótima e os ingredientes, em principio, estarão todos em casa
    Bjs
    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!