Aos trinta e cinco anos ainda tenho um mundo para aprender, e é bom. Viver é um processo contínuo de aprendizagem e para uma pessoa atenta aos pormenores, como eu, isso faz parte do dia-a-dia e revela-se nas coisas mais insignificantes.
Gosto de ser assim, gosto da minha perspicácia e da capacidade que tenho em relacionar o fenómeno causa - efeito e de extrapolar as conclusões a que isso me pode levar.
Contudo, há coisas que eu já deveria saber, como o facto de nem todas as pessoas terem paciência para esperar por refeições que são de confecção lenta, mas que compensam pelo prazer que nos dão.
Este pernil no forno é prova disso, estava bom e saboroso, mas poderia ter ficado excelente se eu tivesse tido a paciência de assistir às incursões na cozinha com aquele ar de - mas o jantar nunca mais está pronto?
Deixo a receita para quem tenha tempo ou uma família mais paciente que minha.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 Pernil de porco 1500kg aprox.
6 batatas
2 batatas doces
2 cenouras
2,5dl de vinho branco
Alhos
Louro
1 raminho de alecrim
Sal
Azeite
Pimenta 5 bagas
Preparação:
Temperar a carne de véspera (ou com pelo menos 6 horas de antecedência) com o vinho, sal, louro e alecrim e reservar no frigorífico.
Antes de ir ao forno temperar com uma pasta feita de alho, adicionar a pimenta e regar com azeite. Levar ao forno pré aquecido a 160Cº durante 30 minutos com a pele virada para baixo.
Descascar e lavar as batatas e cenouras, cortar aos cubos grandes e reserve em água.
Retirar a carne do forno virar com a pele para cima introduzir as batatas e a cenoura e envolver bem no molho, se necessário adicione mais vinho ou um pouco de água, rectifique o sal e leve ao forno médio por mais hora e meia ou até estar bem cozinhado.
Sirva com uns grelos ou uma salada.
Bom Apetite!
Menina, que rico pernil ficou uma delicia...um beijinho.
ResponderEliminarNem me atrevo a experimentar pois o meu agregado familiar de duas pessoas é muito impaciente :D
ResponderEliminarUma refeição bem gostosa que jà não como à anos, adorei amiga, me fez lembrar momentos de infância bem agradàveis!
ResponderEliminarParabens pelo teu trabalho aqui apresentado adoro conhecer e visitar, graças à tua visita ao meu blog, Obrigado!
beijinhos
Olá,
ResponderEliminarQue Delicioso prato, adorei e esse courinho está de dar água na boca!!!
Alegre Tarde de Reflexão e Serenidade!!!
1000 Beijokinhas
Querida adoro pernil assado no forno, e com o frio que tem estado não resisto a um assadinho :)
ResponderEliminarBeijinho
Cade as maças?
ResponderEliminarCade as maças?
ResponderEliminarBem visto, esquci-me das maçãs na receita, mas lemvro-me que eram maçãs reineita (não sei como se chamam no Brazil) são as da casca castanha.
EliminarBeijinhos e obrigada pela chamada de atenção