Estou de volta e tenho muitas coisas para vos mostrar, mas uma de cada vez para não perder o interesse.
Vejo que gostaram das minhas maçãs, quero a gradecer à Carla e a todas que me visitaram pelos comentários simpáticos que me deixaram.
Também vejo que gostaram das decorações da minha irmã e posso-vos dizer que vão adorar as receitas dela que aqui vou partilhar.
Este fim-de-semana em família soube bem, deu para fazer imensas coisas em termos culinários, ensinei o meu Mini P a fazer molho Béchamel, comprei umas Coisas novas para a Minha Cozinha e ainda tivemos a oportunidade de visitar a Casa Museu dos Patudos pela segunda vez este ano. Recomendo a quem gosta de arte, história e de ver casas bonitas. Como dizemos entre nós (família), era capaz de me habituar a viver ali!
Estive imenso tempo a pensar qual iria ser a primeira revelação aqui no blogue e optei por uma lasanha bolonhesa que foi o almoço de sábado. Ficou maravilhosa, o único defeito é que soube a pouco.
Foi toda ela confeccionada com produtos frescos, excepto a massa infelizmente, lastimei-me uma vez mais por não ter uma máquina de estender massa. Pelo tamanho que a minha wish list tem, em breve terei de aumentar a cozinha.
Ingredientes para 6 pessoas
1200kg carne de porco picada
2 tomates grande bem maduros (podem ser congelados)
1 cebola grande
4 alhos
300gr de cogumelos frescos
2 cenouras médias
12 placas de massa (usei Milaneza)
4 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de Becel cozinha
Mais ou menos ½ litro de leite
Louro
Salsa (folhas secas)
Orégãos (folhas secas)
Sal
Noz Moscada
Pimenta preta
Azeite
Preparação:
Refogar a cebola e os alhos com azeite, adicionar a carne e fritar até evaporar toda a água.
Juntar a cenoura cortada aos cubos fininhos e os cogumelos sem pele e laminados. Deixar cozinhar durante 5 minutos.
Juntar o tomate sem pele e sem sementes cortado aos pedacinhos pequenos, temperar com sal, salsa, orégãos, louro, pimenta, tapar e deixar cozinhar até estar bem apuradinho.
Para o molho bechamel numa frigideira derreter a margarina adicionar a farinha e mexer para envolver muito bem, ir adicionando o leite ao mesmo tempo que mexe energicamente com a vara de arames no fim temperar com sal e noz-moscada a gosto.
Untar uma assadeira com margarina, escaldar a massa em água a ferver e escorrer bem dispor uma porção de molho bechamel no fundo da assadeira, colocar uma camada de massa, uma camada de carne, outra camada de massa o bechamel a carne e assim sucessivamente até esgotar os ingredientes. Reserve uma porção de bechamel suficiente para cobrir a última camada, polvilhe com queijo ralado, orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até tostar.
Servi com uma salada de alface, com tomate cherry e maçã royal gala com casca e molho de vinagre balsâmico.
Bom Apetite!
Uma lasanha bem recheadinha e decerto bem apetitosa e a que eu nunca resisto.
ResponderEliminarE as bolachinhas com o dispara biscoitos? Já te estás a sair melhor?
É tudo uma questão de pratica e ires tentando, ás vezes fazer com um disco diferente também resulta mas para mim o segredo é mesmo a massa estar bem moldável.
beijinhos e boa semana!!
Miúda, que rica lasanha eu amei mesmo devia estar deliciosa...um beijinho.
ResponderEliminarNão parece nada mal não!
ResponderEliminarFicou bem apetitosa :)
ResponderEliminarum beijo
Obrigada amigas! Sim de facto ficou muito boa, mesmo tendo sido feita à pressa.
ResponderEliminarMariana - ainda não voltei a fazer biscoitos, mas penso que o problema deve ter sido a massa, estava demasiado dura.
Beijinhos
Ai que lasanha tão apetitosa, bem recheadinha como eu gosto :)
ResponderEliminarBeijinho
P.S. Quero ver as comprinhas, curiosa eheheh
Tanto a lasanha como a salada estão com aspecto divinal. Como percebo a questão da wishlist: a minha é tão grande que deveria passar a ter uma cozinha do triplo da que tenho... continuo a jogar no euromilhões :D
ResponderEliminarMónica - As compras resumiram-se a umas bugigangas e uma espécie de serviço de chá. Tudo baratinho mas muito bonitinho. Vou mostrar parte disso no próximo post.
ResponderEliminarOndina - Obrigada pelos elogios. O problema da cozinha é transversal a quem gosta de cozinhar como nós. Mas até tem a sua piada.
Beijinhos