domingo, 9 de outubro de 2011

Sopa & quiche

A minha mãe costuma dizer, e com muita razão que "a sopa é a tranca da barriga".
Quer isto dizer que comendo sopa ficamos com menos vontade e capacidade para nos empanturrarmos com outras coisas que nos possam fazer "crescer para os lados".
Comer só sopa a uma refeição é um desconsolo, pelo menos para mim, a menos que esteja muito doente. As minhas sopas são generosas, com pouca batata mas com uma grande variedade de legumes e sempre bem cremosas.
Incutir o saudável hábito de comer sopa à minha família, não foi de todo uma tarefa fácil, excepto ao mais novo porque esse, felizmente, come tudo!
Ideal para um dia em que não temos muito tempo, ou paciência para estar ao comando dos tachos, fica aqui uma sugestão prática e saudável.


Sopa & Quiche
Ingredientes:

Sopa 4 pessoas
2 batatas médias
1 courgette
1 alho francês
2 cenouras médias
200gr feijão verde
150gr agrião
Azeite qb
Sal qb
Massa quiche
250gr de farinha de trigo sem fermento
1 ovo
margarina qb
sal qb)
Recheio
1/2 courgette
1 cenoura pequena
1 alho francês
5 vagens de feijão verde
1 lata peq. de cogumelos laminados
200 gr de bacon ou fiambre
100 gr de queijo ralado
4 ovos grandes
1 pacote de natas
Sal qb
Pimenta qb
Noz-moscada qb

Preparação:

Sopa
Descascar e lavar os legumes, cortar em pequenos pedaços colocar na panela e cobrir com água. Adicionar o sal e o azeite e levar ao lume, quando estiver praticamente cozido, juntar os agriões e deixar cozer 3 minutos. Retirar do lume e triturar até obter um creme homogéneo. 

Quiche
Eu já tinha colocado uma receita para a massa da quiche, mas devo confessar que esta é muito melhor, apesar da margarina ser acrescentada a olho.
Junte o ovo à farinha e vá adicionando margarina até que a massa dê para formar uma bola que não se pegue às mãos, depois forre a tarteira com a massa e pique com um garfo.
Numa frigideira com 2 dentes de alho e azeite salteie os legumes os cogumelos e bacon (excepto o alho francês) tempere com pimenta e adicione sal se necessário, antes de estar pronto adicione o alho francês cortado às rodelas e mexa cuidadosamente para envolver e deixe ao lume por mais 2 minutos.
Bata as natas com os ovos, tempere com sal e noz moscada por fim adicione o queijo ralado.
Deite os legumes salteados na tarteira, verta o preparado das natas e dos ovos e polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno aquecido a 170 Cº durante cerca de meia hora.

Bom Apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!