segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um salgado e um doce a pensar na Ceia de Natal


Olá a todos!
Mais uma semana que começa e não há-de tardar muito, estaremos aqui todas a falar do Natal, das decorações, dos presentes e dos manjares.
Confesso que para mim esta altura do ano é muito complicada. Bem tento contrariar esta tendência, faço das tripas coração para que cada ano seja melhor, mas acho que sou um caso perdido. 
A minha família não tem a culpa daquilo que sinto, por isso já comecei a planear a ceia, mas ainda não comprei um único presente, nem tenho a mínima ideia do que vou oferecer nem a quem. Isto está bonito!
Este fim-de-semana a minha casa voltou a estar cheia, e mais uma vez os meus planos de sair para fazer as compras de Natal foram como o filme, por água abaixo. Começo a sentir-me pressionada com isto e dou por mim a atingir um nível de nervos algo preocupante. Eu diria mesmo que estou perigosamente volátil, qualquer alteração me pode fazer explodir. 
Por falar em explodir, lembram-se da Fussioncook que tinha para venda? Dentro de alguns dias vou-vos contar a minha novela by Fussioncook.
A conversa já vai longa, mas continuo sem a mínima ideia para presentes e decorações natalícias. Tenho saudades da minha irmã e gostava que ela estivesse à minha beira, aposto que era o remédio santo para o meu Natal...
Entretanto deixo aqui duas sugestões, um aperitivo e uma a sobremesa. Ambas deliciosas, simples  e rápidas de fazer. Espero que gostem. 

Patê de atum com pickles e cebola

Pudim de leite condensado e limão

Pudim de leite condensado e limão
 Ingredientes: Patê de atum
2 latas de atum
1/2 cebola roxa
pickles
maioneses
salsa picada
sal
pimenta
vinagre de vinho branco

Pudim de leite condensado e limão
1 lata de leite condensado grande (usei do LIDL)
1 lata de leite meio gordo
7 ovos
raspa fina de 1 limão
Açúcar para o caramelo

Preparação:
Patê de atum
Faço esta receita mais ou menos a olho, porque muitas vezes serve para aproveitar atum que não se comeu todo a uma refeição. Aqui o gosto pessoal é que manda na quantidade os ingredientes, penso que é difícil sair mal, a não ser qe se exagere nos temperos.
Pique a cebola com os pickles na picadora e reserve de seguida pique o atum. Junte tudo numa taça, adicione a maionese e a salsa picada fininha e envolva bem. Tempere com sal, pimenta e vinagre a gosto. Conserve no frigorífico e sirva com pão torrado ou tostas de compra. Também pode fazer canapés com pão de forma e decorar com cebolinho picado.


Pudim de leite condensado e limão
Bater o leite condensado, o leite normal e os ovos adicionar a raspa do limão, deitar na forma previamente caramelizada e levar a cozer com tampa e em banho-maria durante cerca de 1h30.
Deixar arrefecer na forma para desenformar sem se partir.
Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Duas excelentes opções para a ceia de Natal, esse pudim ficou simplesmente perfeito!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga tens que ter forças e coragem, eu também sinto muita falta dos meus avos queridos não à um dia que não pense neles e confeço que sou como tu estes dias de festas não são muito para mim, mas como tu temos que pensar nos nossos por isso temos que alavantar a cabeça e ir em frente.
    Também nada comprei nem tenho vontade de ir fazer lojas nem tenho ideias, mas vai ter que ser mesmo, agora quando? não sei!

    Olha levo comigo esta receitinha deste maravilhoso pudim pois sou doida por pudins, nem imaginas a colecção de receitas de pudins que tenho ehehehehe

    este teu ficou lindo e o seu aspecto interior deu para eu salivar!

    beijinhos grandes amiga e animate ok?

    ResponderEliminar
  3. Amiga! FORÇA CORAGEM E ALGUMA SABEDORIA PARA ENFRENTAR TUDO O QUE NOS SAI...AS RECEITAS ESTÃO MARAVILHOSAS UM BEIJINHO.

    ResponderEliminar
  4. Minha piolha por causa de ti estou aqui a chorar, tambe morro de saudades vossas. Coragem manita, apesar da distancia estas sempre no meu "coeur" beijocas amo-te.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!