terça-feira, 30 de abril de 2013

Arroz de Gambas e um agradecimento

Não é uma inovação, mas é algo tão bom e tão fácil que eu não quero guardar só para mim.
Como já se devem ter apercebido gostamos muito de arroz de peixe, arroz de marisco e de tudo o que leve basicamente arroz.
E se há muito tempo atrás fazer este prato era uma tarefa para me deixar com nervoso miudinho, agora é um prazer. E não, não foi feito na Bimby, mas pode fazer-se.
O fim-de-semana prolongado foi, tal como tinha anunciado, dedicado a limpezas e arrumações de primavera e no domingo não me apetecia sair, nem ir almoçar fora, pelo que a decisão mais sensata foi preparar esta bela refeição.
O meu agradecimento, ou melhor os meus agradecimentos vão, obviamente, para o Sr. Ministro Vítor Gaspar. Graças à sua austeridade e "brutal aumento de impostos" obrigou-me a ficar em casa tipo gata borralheira e a deixar tudo impecável, mas também porque sempre que pensamos em ir comer fora é inevitável não pensarmos na conta final.
E pronto, é isto. A receita é do Chef Henrique Sá Pessoa, é simples e para quem gosta deste tipo de prato é um deleite.

Ingredientes 3 pessoas:
1 Embalagem 800gr de gambas usei da Pescanova
2 tomates grandes muito maduros (usei congelados)
1 caneca e meia mais ou menos 300gr de arroz carolino
1 cebola grande para refogar
1 cebola pequena para cozer com o camarão
2 piri-piris
3 alhos
1/2 pimento verde ou vermelho
6 rodelas de chouriço de boa qualidade
15ml de vinho branco
coentros
sal
azeite
 

 
 
Preparação:
Coloque ao lume uma panela com água a cebola inteira com casca, o piri-piri e sal (boa quantidade) quando levantar fervura adicione o camarão congelado, deixe cozer 2 minutos após levantar novamente fervura. Retire com uma escumadeira, passe por água fria e leve ao congelador. Coe  o caldo com uma rede fina e reserve.
Pique a cebola os alhos, os talos do coentros e o tomate sem pele.
Leve a refogar a cebola com os alhos, as rodelas de chouriço cortadas finamente e os talos do coentros também picados finamente. Quando a cebola ficar  translúcida adicione o tomate picado e o pimento cortado às tiras,  deixe cozinhar por 10m em lume brando com tampa.
Entretanto descasque os camarões, reserve apenas alguns inteiros  para decoração. (Se desejar guarde as cascas para fazer um creme de camarão).
Adicione o vinho e deixe evaporar 2 minutos, junte de seguida o arroz envolva bem com um garfo e por fim adicione o caldo cerca de 4 canecas e meia, mas atenção ao sal se necessário misture metade água, outra metade caldo.
Deixe cozinhar tapado cerca de 10 minutos em lume médio/brando, vá mexendo para soltar o arroz e se necessário junte mais caldo.
Sirva de imediato com coentros frescos.
Bom Apetite!

26 comentários:

  1. Estou-me a babar para esse arroz...está com um aspecto tão bom!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto muito apelativo e guloso

    ResponderEliminar
  3. Um arroz lindo e bem ao meu agrado.
    Já almoçava novamente.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Está mesmo apetitoso o teu arroz :) Tb gosto mesmo mto!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Edte arroz dicou 5* amiga uma delicia que me fez salivar
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Um arroz maravilhoso. Adoro mesmo...
    Beijinhos
    Bom feriado

    ResponderEliminar
  7. Oi Dora, qe arroz maravilhoso,esta com aspeto de quero mais!!! Delicia

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Oi,
    Adorei este arrozinho, ficou fantástico.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  9. Descobri este blog hoje e estou encantada! Guardei algumas receitas de frango e outras com cogumelos para experimentar. Obrigada!
    P.S. Não aparenta nada ter mais de 35 anos, está belissima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh lá, não é todos os dias que ouvem eligios destes. Obrigada :) um beijo

      Eliminar
  10. Adorei a receita.. e amei seu cantinho..
    Me parece muito saboroso..
    Aproveitando desejo um sábado super lindo..
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!