quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prato de consoada alternativo e um desafio

Bom dia mundo!
Por vezes, não há nada melhor para superar certos obstáculos, que definir claramente os nossos objectivos.
É isso que estou a tentar fazer, planeando até ao mais infímo detalhe o meu Natal, para já apenas em termos de gastronomia e decoração da respectiva mesa. No fim-de-semana vou tratar da parte consumista da coisa, e espero até lá, ter a disponibilidade física e mental para fazer uma pequena lista com sugestões de presentes e valor para cada um.
Entretanto, vai acontecer uma situação inédita aqui no blogue. Ora se até aqui experimentava uma receita e que partilhava convosco à posteriori, hoje vou-vos dar a conhecer a receita que estive a compor para a noite de consoada.
Apesar de não ser fanática do Natal, não lembro de ter passado uma única consoada sem comer o tradicional prato de bacalhau com batatas e couves, comida que alías, muito aprecio.
Este ano quero fazer algo verdadeiramente inovador, mas mantendo-me fiel a todos os ingredientes tradicionais.
O que fiz foi inspirar-me em inúmeras receitas de bacalhau, retirar importantes dicas adicionar um pouco do meu instinto e criar uma coisa a que pomposamente dei o nome de "Bacalhau com Crosta de Broa em Cama de Couves, Batatas a Murro e Ovos".
Agora peço às minhas amigas que leiam com atenção a receita e que me façam chegar a vossa opinião e/ou sugestões de melhoria.
Passado o Natal irei publicar um post com esta experiência, se optar por alguma sugestão vossa, faço questão de poder partilhá-lo no respectivo blogue, caso a autora assim o entenda.
Fico a aguardar, até lá bom feriado o fim-de-semana prolongado, se for caso disso!

Imagem retirada da web

Ingredientes:
6 postas de bacalhau previamente demolhadas
2 cebolas grandes
1lt de leite
6 ovos
18 batatas médias
8 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
sal e pimenta
Broa de milho q.b.
Pão ralado qb
mistura de ervas aromáticas

Preparação:
Coza o bacalhau em leite, com a pele virada para baixo, em lume brando e cerca de 15 minutos.
Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Lave bem as batatas com casca, coza-as ligeiramente retire-as do lume e esmague-as. Se tiver Actifry pode optar por assá-las (mas não cozinhe muito, lembre-se que ainda vão ao forno).
Coza os ovos e reserve até arrefecerem porque depois de frios são mais fáceis de descascar.
Prepare a crosta para as postas de bacalhau. Desfaça com as mãos a broa em pequenos pedaços, junte a ervas aromáticas, um pouco de pão ralado, adicione um fio de azeite e forme uma pasta não muito compacta. Cubra cada uma das postas (na parte da pele) com uma camada deste preparado.
Comece então a montar a travessa ou tabuleiro de servir que possa ir ao forno: Cubra toda a base com as couves salteadas, à volta disponha as batatas e os ovos cortados aos quartos no sentido do comprimento, deixando um espaço no meio onde vai colocar as postas do bacalhau, espalhe uniformemente a cebolada, mas reserve uma parte do azeite da mesma. Por fim coloque cuidadosamente as postas de bacalhau, polvilhe tudo com uma pequena camada de broa e regue com o azeite que reservou da cebolada. Leve a forno quente (200ºC) até a camada da broa estar douradinha.
Bom Apetite!

Nota: Este prato pode ser confecionado com as postas de bacalhau inteiras, ou com o bacalhau desfiado. O resultado em termos de sabor será o mesmo, aqui o que varia é a apresentação e o custo da refeição. Se for desfiado as mesmas 6 postas deverão chegar para quase o dobro das pessoas.

As couves salteadas "roubei-as" aqui

3 comentários:

  1. O bacalhau de natal fica a cargo da minha tia, vou perguntar-lhe o que acha desta receita pois confesso que é daquelas coisas que tenho cozinhado muito pouco...

    ResponderEliminar
  2. Essa é receita utilizada cá em casa também a única coisa que lhe acrescentaria era um pouco de bechamel no fundo da travessa antes de colocar a verdura escolhida (neste caso as couves)

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe nos últimos anos têm variado tb do bacalhau cozido com batatas e couve, mas têm de lá estar estes ingredientes todos na mesma.. O ano passado foi com cebolada, este ano já falou em broa, mas não sei como será..
    Confio que o teu bacalhau fique óptimo :)
    beijoca

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!