sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bolo Fondant de Chocolate

Se há alguém que gosta de fechar a porta do escritório, entrar no carro e rumar à creche/escola para se encontrar com os filhos, esse alguém sou eu.
Se há alguém que chega a casa varre e lava as varandas por causa dos pelos da cadela, trata das plantas e do que for preciso, enquanto o filho mais novo dá as suas voltinhas de triciclo, esse alguém sou.
Se há alguém que gosta de lavar e estender roupa porque adora o cheiro a lavado, esse alguém sou.
Se alguém que depois de um dia de trabalho, ainda gosta de fazer o jantar e tenta agradar a todos, esse alguém também sou.
Sou assim, alguém que faz isto todos os dias e que não se importa, não reclama nem se lastima, mas que gosta que outros percebam que apesar disso dá um certo trabalho ser-se assim.
Como costumo dizer, qualquer coisa dá trabalho, a disposição com que a fazemos é que nos dá ânimo.
Não sou do tipo de me fazer rogada, nem gosto disso e se há coisa que me aborrece são pessoas que fazem a festa e mandam os foguetes, sempre que movem uma palha!
É verdade, como já devem ter reparado hoje estou um bocadinho amarga, por isso vou deixar-vos com uma receita de um bolo fondant de chocolate delicioso e prático.
A receita vem no livro base da Bimby, mas pode, como aliás todas as receitas, ser feito de forma tradicional.
De uma forma ou de outra, espero que gostem!


Ingredientes:

6 ovos (usei 7)
150gr de manteiga (usei sem sal)
200 gr de açúcar
250 gr de chocolate (usei uma tabelete 200gr e mais um pouco de chocolate em pó)
50 gr de farinha (usei 90gr)
1 pitada de sal


Preparação:
  • Bater as claras em castelo e reservar.
  • Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e fofa.
  • Seguidamente adicionar o chocolate e a manteiga previamente derretidos em banho-maria e o sal e bater até ligar bem todos os ingredientes
  •  Juntar a farinha e voltar a bater
  • Adicionar as claras, envolver bem e verter numa forma de abrir (redonda) previamente untada.
  • Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 12 minutos
Servir polvilhado com açúcar em pó, pode ainda juntar uma bola de sorvete de limão ou outro gelado a gosto.
Bom Apetite!

20 comentários:

  1. O bolo ficou mesmo guloso!
    Quando ao resto... eu também não sou de me lastimar, mas só quem trabalha fora e dentro de casa, tem filhos para cuidar e todo o que isso implica é que sabe o ânimo que é preciso!!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Descobri agora mesmo que também vives em Tomar! =D Calhando já nos cruzamos por aí!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, bem que a tua cara não me era estranha! Amanhã Congresso da Sopa?

      Eliminar
  3. Lindo bolinho amiga ficou com um aspecto muito apelativo!

    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. As coisas que nós desenvolvemos...ser mulher, é mesmo extraordinário, será que alguém tem dúvidas disso?
    Um bolinho como o de hoje, dá ânimo a qualquer uma;)
    nunca o fiz, nem sei bem porquê... mas sei bem, que gosto!
    Beijinho, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só não tenho dúvidas, como tenho a certeza que e a forte convicção que somos mágicas!

      Eliminar
  5. Acabo de copiar a receita e vou já correr para a cozinha. Adorei!

    ResponderEliminar
  6. Olá, obrigada pela visita ao meu blog, fiquei muito contente ao vêr a tua msg. Estou a adorar esta nova experiência, aprendemos tanta coisa, e conhecemos pessoas muito simpáticas e generosas. Que bom !
    Quanto ás ovas, eu nunca experimentei sem as cozer primeiro. A ideia que tenho é que podem ficar cruas...Assim ficam mais bonitas e não precisam estar muito tempo a fritar. Eu se for ovas cozidas não gosto mas assim panadas ficam uma delicia. Tb. já fiz com arroz de tomate, acompanha mto bem.
    Já alterei a barra do blog, depois diz-me se ficou melhor.
    Obrigada por tudo. Já sou tua seguidora.
    Este teu bolinho, Umm, que delicia !!!
    Bjokas
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação das ovas. Vou comprar ovas para experimentar e depois conto-te como foi.
      Quanto ao tamanho do blogue, agora estou em casa e o monitor é XXL, por isso parece-me bem.
      Olha que ainda não apareces como minha seguidora.
      Bjs bom fim de semana

      Eliminar
  7. Maravilhoso! O marido inicialmente torceu o nariz, porque o que queria era uma mousse de chocolate! Mas depois da primeira colherada, deu-se por vencido. Ainda o ouvi dizer: "Ah e tal que eu era capaz de comer o bolo todo!" Logo que possa comento no meu blog!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, aproveita esta sugestão. Aquece o bolo e serve com uma bola de gelado ou sorvete de limão. É simplesmente maravilhoso!!!!

      Eliminar
  8. Este bolo ficou mesmo apetitoso.


    Bom fim de semana

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  9. A minha vizinha viu a receita no blogue, fez um esta tarde e veio cá trazer uma fatia XXL!!! Há pessoas com sorte :))

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto! Amanha vou fazer!

    Qual o diametro da forma que usou? é que eu geralmente faço este bolo na forma de fundo amovivel de 22 cm que tenho cá em casa, mas como o bolo baixa depois de sair do forno fica muito baixinho... Queria que ele ficasse altinho como o seu!

    Fico a aguardar resposta :)

    ResponderEliminar
  11. Já não me lembrava, tive de ir à cozinha olhar para as formas. Sim, confirmo a forma de 22cm com fundo amovivel. Faz que não te vsis arrepender. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Obrigada por partilhar esta receita... já o fiz dezenas de vezes e é o sucesso cá em casa... obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!