quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Outra Receita de Frango no Forno

Tenho usado e abusado do meu forno, e ele tem-se portado à altura. Toda a gente diz que a comida no forno sabe bem porque está frio, a mim sabe-me bem porque é boa.
Deste forno têm sido bolos, biscoitos, frangos e lombos, posso dizer que é um forno mágico! E ainda antes do cabrito de Natal, há-de sair um pato assado com laranja que não me sai da cabeça.
O último petisco foi um frango do campo, recorri a mais um deliciosoo preparado  Tempero Knorr Sabores do Forno - Ervas Aromáticas e a mais uns ingredientes secretos, que vou revelar não tarda nada.
O tabuleiro que se pode ver na foto estava destinado a ser para 3 ou 4 comensais, mas o meu marido não pode ir jantar e eu estava a ver que o Mini P comia tudo sozinho.

Ingredientes:
1 Frango do campo partido em pedaços
1 pacote tempero Knorr - ervas aromáticas
1 kg de batata primor com pele (usei do continente)
10 Tomayes Cherry
2 cenouras
6 chalotas 
5 alhos
1 Raminho de Rosmaninho
3 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de mel
Azeite
Sal
Pimenta preta

Preparação:
Na véspera lave bem o frango e escorra tempere com o pacote do tempero e junte mais um pouco de sal e a pimenta preta moída na altura, juntes os alhos pisados e ripe o rosmaninho, adicione o vinho e o mel envolva muito bem todas as partes neste preparado e leve ao frigorífico num recipiente com tampa.
O meu frango esteve 24 horas na marinada, eu pensei que fosse ficar demasiado temperado, mas na verdade ficou óptimo e o vinho amaciou a carne.
Descasque as cenouras e as chalotas, lave muito bem tudo não se esqueça dos tomates e das batatas com pele. Corte as cenouras às rodelas grossas, as batatas maiores cortei-as ao meio, para me certificar que atingiam o mesmo grau de cozedura que as outras.
Disponha o frango virado com a pela para baixo num tabuleiro grande, em volta coloque as batatas, cenouras as chalotas e os tomates, regue com a marinada e com azeite em abundância, se necessário acrescente um pouco mais de vinho, mas lembre-se que os legumes e o frango vão libertar sucos.
Leve ao forno pré-aquecido a 170Cº por 30 minutos. Retire e vire o frango com a pele para cima e remexa os legumes para que possam tostar por igual, leve novamente ao forno por mais 40 minutos ou até estar com boa cor e bem cozinhado.
Servi com uma salada verde com rúcula e à qual juntei os tomates cherry assados.
Bom Apetite!

5 comentários:

  1. As refeições no forno são sempre tão reconfortantes, também uso e abuso do meu :) pior vai ser a conta da luz eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. O teu forno deve ser da familia do meu: mágicos! Por vezes nem acredito que as coisas me possam sair assim tão bem, lol. Este frango ficou com muito bom aspecto, gosto do prato, com a salada e os tomatinhos. Um prato rico em cor é sempre uma excelente opção :)

    ResponderEliminar
  3. O meu forno é bom, sim senhora. É grande, tem pirólise e isso sim, é mágico! Limpar toda a gordura que salpica não é pera doce! Mas já tive um maior que este, mas que infelizmente não se limpava sozinho.
    Se fizesse hoje a minha cozinha seria equipada com 2 fornos. Ah pois era!

    ResponderEliminar
  4. Eu neste momento posso usar e abusar das coisas feitas no forno lá em casa, pois o meu maridao presenteou-me com um belo fogao a lenha com forno enorme e ainda com bicos por cima para eu poder fazer a comida... de momento é tudo cozinhado em barro lá em casa!!!

    Esse teu franguinho esta mesmo com o aspecto de "come-me"

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ganda marido, Margarida! A minha mãe tem um fogão desses e não há comida melhor que essa. O meu marido também era um espectáculo se me oferecesse uma Bimby! eh eh eh!!! É que lá em casa não há condições para ter um fogão a lenha. beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!