segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Clima, comida e outras coisas

Olá a todos e todas que pensavam que eu já tinha hibernado!
Não é a primeira chuva de outono que me intimida. Sou uma mulher do campo habituada à rigidez dos invernos, ao calor tórrido do verão e aos incêndios florestais. 
O ano passado acrescentei mais um item à minha lista de fenómenos naturais aos quais sobrevivi  - Tornado.
Parece que esta noite aconteceu qualquer coisa do género em Faro, um tornado que levantou parte da cobertura do aeroporto. O nosso clima sub-tropical vai-nos presentear cada vez mais com episódios destes.
Há quem lhe chame mini-tornados, mas isso não existe, o mais correcto é dizer-se tornado de fraca intensidade e o ano passado vi um bicho desses passar-me a escassos metros de casa. 
O meu primeiro pensamento foi - "Caraças, isto não pode estar a acontecer aqui!!!" o segundo foi, "Vou-me refugiar no "bunker" e seja o que Deus quiser!" Senti-me inútil e impotente...
Aconteceu, foi tão rápido quanto chocante, e no que me diz respeito marcou-me na medida em que me faz olhar o ceú de forma diferente e a sentir que quando fenómenos destes acontecem, há poucos sítios onde estejamos verdadeiramente seguros.
O fim-de-semana já lá vai, e com a família na versão XXL a carne foi a raínha lá de casa. São três as sugestões que vos trago. Uma mais convencionais outras nem tanto, mas espero que gostem.


Ementa de fim-de-semana

sexta-feira - jantar:
Rolo de carne com grelos e bacon

Ingredientes:
1Kg de carne de porco picada
6 fatias Queijo (usei limiano)
6 fatias Bacon
3 gemas de ovo
300 grelos (usei congelados)
farinha
1/2 chávena de leite
pão ralado qb
Sal qb
Pimenta qb
Azeite qb
3 dentes de alho
1 cebola

Preparação:
Numa tijela temperar a carne picada com sal e pimenta, adicionar o pão ralado e misturar bem, por fim juntar as gemas de ovo e amassar até ficar tudo bem envolvido e reserve.
Numa frigideira com 1 dente de alho e azeite saltear os grelos congelados, deixar cozinhar até absorver toda a água, adicionar uma colher de sopa de farinha mexer bem  por fim juntar 1/2 chávena de leite e deixar cozinhar mais 2 minutos. Passar pela varinha mágica para fazer uma pasta.
Estender a carne numa superfície lisa e fazer um rectângulo, colocar as fatias de queijo, a seguir as de bacon e por fim a pasta feita com o grelos salteados.
Enrolar como se de uma torta se tratasse, depois polvilhar com pão ralado e rolar sobre a bancada, para ficar com uma forma mais uniforme.
Picar a cebola com os restantes alhos, e verter no fundo de uma travessa de ir ao forno, colocar o rolo de carne e regar com azeite polvilhar.
Levar ao forno durante 50 minutos, a 170ºC tapado com uma folha de alumínio, depois retirar a folha e deixe tostar ligeiramente.
Servi com batatas assadas na Actifry da Tefal, temperadas com sal, azeite paprika e um dente de alho.

sábado - almoço:
Grelhada mista com puré de batata e cenoura
A novidade aqui não são de todo os grelhados, que só levaram o sal como tempero, mas sim o puré ao qual infelizmente, não me lembrei de tirar fotos. Às vezes o meu maior problema não é o prato principal, mas os acompanhamentos, estar sempre a comer arroz, massa, batatas... que enjoo!

Ingredientes (deixo as quantidades ao vosso critério):
Batatas
cenouras
alho
sal
manteiga
leite
noz-moscada

Preparação:
Cozer batatas e cenouras tudo junto com sal e um dente de alho. Escorrer muito bem, passar no passe-vite e depois adicionar a manteiga e o leite (aquecido) e temperar com noz-moscada. Ficou muito bom e saboroso e assim os meus meninos comeram umas cenourinhas também. Experimentem!

sábado - jantar: (folga da cozinheira)
Bifanas, pão com chouriço e cachorros na Feira de Santa Iria :)

Domingo - almoço:
Vitela com molho cremoso de cogumelos legumes e natas
Este prato é inspirado numa receita francesa que a minha irmã me apresentou o verão passado, mas não da qual não ficou o regitsto da receita, apenas dos sabores.

Ingredientes para 5 pessoas
1 kg de vitela para estufar (quanto mais tenra melhor)
2 latas de cogumelos laminados
2 pacotes de natas de soja
1 alho francês
1 cenoura
2 grão de cravinho
1 cebola
5 alhos
1 folha de louro
2 raminhos de tomilho fresco
2 dl de vinho branco
pimenta
sal
azeite
salsa
500 gr massa Talharim da Milaneza

Cortar a vitela aos cubos pequenos e temperar com sal, pimenta e espetar 2 grãos de cravinho, 1 em cada cubo.
Picar a cebola e os alhos, refogar com azeite e uma folha de louro, quando estiver translúcida juntar a carne e a as folhas do tomilho e deixe alourar, seguidamente junte os cogumelos depois o alho francês e cenoura e deixe cozinhar durante 10 minutos. Adicione o vinho e deixe cozinhar com tampa e em lume médio durante 1 hora, ou até a carne ficar tenrinha. Por fim escolha a carne e reserve (não se esqueça de retirar o cravinho dos dois cubos de carne), no liquidificador junte os legumes e os cogumelos com 2 pacotes de natas e misture. Leve de novo ao lume até ferver e volte a introduzir a carne.
Sirva com a massa Talharim cozida al dente e polvilhada com salsa.
Bom apetite!

4 comentários:

  1. Olá. Ainda não conhecia o teu blogue, não percebo porque o deixei escapar. Mas aqui estou eu maravilhada... Gosto! Parabéns. Vou voltar em breve e esmiuçar cada receita. bjs carla sousa

    ResponderEliminar
  2. Tantas receitinhas boas, tu comeste isto tudo? eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Claro que comi! Eu não sou daquelas que perde o apetite por ter cozinhado! eh eh eh
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Carla Sousa. Também gosto muito do teu e já o sigo há algum tempo!
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!