terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Bolinhos Secos - Manecas

Acabo de descobrir na secção dos Bolinhos Secos do espectacular livro Escola de Noivas, da não menos espectacular autora Laura Santos, um bolinhos com o nome fofinho que chamo ao meu filhote mais novo - Manecas.
Escola de Noivas é um livro que "herdei" da minha mãe,  "O verdadeiro guia das donas de casa; tudo o que a mulher deve saber para governar bem o seu lar " 6ª ed. - Lisboa : Editorial Lavores - impressão Grafitécnica de Alvalade.
Sobre a Sr.ª Laura Santos pouco se consegue saber, já fiz várias pesquisas na net, mas as únicas referências que existem são relacionadas com os livros que publicou, não sei sequer se ainda é viva, mas este e outros livros seus continuam à venda.
Sobre o livro o que vos posso dizer é que se mantém muito actual, esta mulher era uma visionária cada página que folheio é prova disso. Todos os conselhos apresentados são úteis e as receitas são das mais tradicionais e saborosas da cozinha portuguesa
Tirando um ou outro exagero ao nível dos folhos, naperons e etiqueta cheia de salamaleques, podemos perfeitamente esquecer que estamos a ler um livro com mais de 45 anos.
Consegue até superar todas as minhas expectativas quando declara guerra aberta aos bibelots e às alcatifas, priveligiando móveis com peças solitárias mas de qualidade e soalho natural.
Há tanto para dizer sobre este tesouro, tenho a certeza que irá ser  o fio condutor de muitos outros posts.
Para já deixo-vos com a receita, quando fizer os meus manecas venho acrescentar uma foto.

Os Manecas feitos a 29 de Outubro

Bolinhos Secos - Manecas
Ingredientes:
20 gr de farinha
125 gr de açúcar
60 gr de manteiga
3 gemas de ovo
1 colher de chá rasa de fermento
Amêndoas qb

Preparação:
Bate-se muito bem o açúcar com a manteiga, até ficar em creme. Junta-se-lhe em seguida as gemas previamente batidas, e por último a farinha, amassando-se esta com as mãos e tendendo umas bolinhas muito redondas que se colocam em tabuleiros untados. Sobre cada uma espeta-se uma metade de uma amêndoa e leva-se a cozer em forno regular.

1 comentário:

  1. Os meus Manecas são em forma de coração e flores, em homenagem ao meu filhote!
    Também acrescentei umas raspas de limão e pincelei com gema de ovo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!