quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma aconchegante jardineira de vaca

Esta receita não tem absolutamente nada de inovador, muito pelo contrário, é toda ela do mais conservador e reconfortante que há em termos de comida.
Não é um daqueles pratos que me apeteça cozinhar ou comer quando estão 40 graus à sombra, mas quando as folhas das árvores amarelecem e as noites vêm mais cedo, esta é uma refeição que me reconforta o estômago e a alma.
Quando ainda era uma aprendiz de aprendiz de cozinheira fazia jardineiras, mas devo confessar que ficavam muita aquém das expectativas, a carne demasiado dura, sem molho, as batatas a desfazerem-se enfim, por mais que tentasse não eram iguais às da minha mãe.
Depois, com o passar dos anos uma pessoa vai percebendo e aprendendo que o tempo de confecção é tão importante como os ingredientes que utilizamos.
E assim esta jardineira ficou tão boa, mas quando chegou a hora de jantar fiquei subitamente mal disposta e não consegui comer nada.
Felizmente no dia seguinte ao almoço eu já estava melhor e a minha jardineira também, parecia  que tinha acabado de sair do tacho.


Ingredientes:
1kg de Carne de Vaca para guisar cortada aos cubos
1200kg de batata de boa qualidade
2 cenouras médias
1/2 chouriço de carne
1 cebola grande
2 dentes de alho
200gr de ervilhas
1,5dl de vinho branco
1dl de tomate triturado
água
sal 
salsa

Preparação:
  1. Pique grosseiramente a cebola e os alhos, corte a cenoura às rodelas coloque na panela de pressão juntamente com a carne, o tomate triturado o vinho e um pouco de sal. Ponha água até cobrir a carne, tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos depois de levantar fervura;
  2. Deixe a panela perder a pressão para poder abrir, junte o chouriço cortado às rodelas e as batatas cortadas aos cubos (mais ou menos do mesmo tamanho para cozinharem por igual) rectifique os temperos e leve de novo ao lume com tampa, mas sem a válvula da pressão e sem apertar.
  3. Quando vir que as batatas estão quase cozidas junte as ervilhas, se for necessário junte mais um pouco de água e polpa, ou tomate triturado. aproveite para ver se está bom de sal. Deixe em lume médio até cozer as ervilhas.
  4. Sirva com salsa picada e umas boas fatias de pão caseiro.
Bom apetite!

11 comentários:

  1. Fica uma refeição de aspecto bem reconfortante!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito é mesmo uma comidinha reconfortante...sabe tão bem!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Acho que nunca na vida fiz jardineira... talvez porque não me lembro de ver a minha mãe ou a minha avó fazerem. Mas está com um ar apetitoso!

    ResponderEliminar
  4. Gostei desta partilha :) Quando era pequena não gostava nada de jardineira, mas hoje em dia adoro! Quanto tempo devo deixar cozinhar a carne sem panela de pressão?
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! A carne deve estar cozida ao fim dos primeiros 30 minutos na panela de pressão, porque o resto do tempo é apenas para apurar o molho, cozer as batatas e as ervilhas. O tempo de cozedura depende do tipo de carne, se quando abrires a panela verificares que ainda está dura, podes deixar cozer a pressão mais uns 10 a 15m.
      Espero ter ajudado.
      Um beijo e bom fim de semana

      Eliminar
  5. Uma refeição bem reconfortante para estes dias de Outono, adoro!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Estas refeições sabem mesmo mto bem :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro jardineira, de vaca, de frango, de borrego, etc. È mesmo comidinha desta altura e de inverno. A tua está óptima! beijinhos

    Cinco sentidos na cozinha

    http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. mas que maravilhosa jardineira. Delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É um prato que muito gosto, como dizes e muito bem, é um prato que aquece o corpo, um prato do tempo frio.
    Costumo fazer na panela de pressão apenas a primeira parte, cozer a carne para que fique macia, depois faço o resto no tacho, gosto de ir vigiando, destapando, provando...ajustando os temperos.
    Na minha opinião este prato é dos que acentuam os paladares depois de aquecidos, portanto ao outro dia, costuma estar mais apuradinho:))
    Beijinhos, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!