quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Heróis do Mar, Nobre Povo - Espetadas de salmão e lulas

Hoje podia escrever sobre tanta coisa. Podia discorrer a minha opinião sobre as novas medidas de austeridade, mas para isso teria que saber quais são e eu já não tenho pachorra para ouvir o PP (Pedro Passos) ou o VG (Vítor Gaspar). Poderia criticar o Nogueira Leite sobre as declarações na sua página pessoal do Facebook, mas se a página é pessoal, logo a sua postura também e apesar do cargo que ocupa e do salário pornográfico que aufere, tem igualmente direito a certos desabafos.
Podia falar ainda da tristeza que assolou o nosso compatriota CR7, coitado, pagar impostos custa a todos, tanto lá como cá.
Podia falar disto tudo e já o fiz qb, por agora basta, já sei que lá em casa vamos ter que pagar mais impostos, não há volta a dar.
Quem me conhece sabe que consigo sempre retirar das coisas más um aspecto positivo, mas neste caso concreto da situação económica do país é difícil vislumbrar qual será. Talvez seja o  facto de ser em momentos difíceis, como este, que surgem as melhores ideias. O ditado popular diz “a necessidade enguça o engenho” e não podia estar mais de acordo.
E isso aplica-se a quase tudo, tanto no trabalho como na vida pessoal e embora não passando actualmente por necessidades de qualquer espécie, graças ao meu marido que é um gajo do caraças para trabalhar, gosto sempre de dar uso ao meu engenho para suprir todas as necessidades, até a mais básica como comer.
Para isso tenho contado com a ajuda secreta do Henrique Sá Pessoa, a última inspiração na minha cozinha e que me tem valido um cavalo na guerra, não fosse o rapaz do meu ano, mês e signo!


Ingredientes para 5 espetadas de Salmão e Lulas com gambas com molho de soja:
2 Lombos de salmão
10 lulas pequenas limpas
20 gambas
½ pimento verde
1 cebola
2 dentes de alho
Cebolinho qb
Molho de soja qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta 5 bagas qb

Preparação:
Corte o salmão aos cubos (de preferência todos do mesmo tamanho)
Lave as lulas e corte ao meio, aproveite os tentáculos também
Descasque as gambas, retire a cabeça e deixe apenas a ponta da cauda.
Corte o pimento e a cebola em pedaços quadrado, mas ou menos do tamanho do salmão
Comece a montar as espetadas, se for espeto de madeira molhe-os previamente para não secarem.
Comece por colocar o pimento e a cebola seguidamente um quadrado de salmão, mais uma camada de pimento e cebola e a seguir metade de uma lula e os tentáculos, novamente o pimento e a cebola e uma gamba, e assim sucessivamente até preencher, mas não na totalidade, o pauzinho do espeto.
Descasque e pique os alhos, pique igualmente o cebolinho e faça uma marinada com o molho de soja, o azeite um pouco de pimenta.
Disponha as espetadas numa travessa e deixe marinar no mínimo por meia hora, antes de grelhar polvilhe com sal, mas pouco tenha atenção que o molho de soja já tem sal.
Leve a grelhar cerca de 20 minutos, depende do grelhador, eu fiz no forno, num tabuleiro com grelha 20m a 170 graus, virei a meio do tempo e reguei com a marinada.
Acompanhei com batata cozida e uma salada mista, mas com arroz basmati deverá ser uma boa opção para uma versão mais oriental.

Ficaram óptimas!!!

8 comentários:

  1. QUE BELAS ESPETAS , ADORO LULA E SALMÃO ASSIM JUNTOS NUNCA FIZ MAS APOSTO QUE FICAM UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá !
    De facto são medidas más para todos, estes senhores parece que andam a brincar com o povo...
    Bem, as espetadas estão fantásticas, ficaram lindas !
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!
    É sempre tão agradável vir até aqui ouvir seus desabafos. A crise poderemos ainda ultrapassar, mas sem nos apercebermos o bem mais precioso está a ser escamoteado, a nossa esperança!
    Entretanto o estômago dá horas e à que o saciar, e essas espetadas...
    estão de chorar por mais. Adoro grelhados.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. E é mesmo assim. Adorei as espetadas, ontem também postei umas :)

    ResponderEliminar
  5. essas espetadas estão com um aspeto maravilhoso!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de espetadas de peixe e em marinada de soja devem ficar divinais. Em boa hora passei por cá. Mas voltarei mais vezes, pois fico seguidora. Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!