quarta-feira, 2 de maio de 2012

Folhados de carne

Ola!
É bom estar de volta, isto andar em campanha eleitoral pelo meu Manecas, roubou-me algum tempo, por isso as receitas foram ficando para segundo plano.
Mas valeu a pena, o rapaz ficou em 4.º lugar e ainda com direito a prémio, por isso aguardo serenamente um livro do Chakall, um turbante assinado, um workshop e estou bem lançada para ganhar um set de panelas da FLAMA, isto porque os 4 finalistas estão novamente a votos, desta vez no Facebook da referida marca.
Agora que estou de volta vou  começar de mansinho, sei que estou em divida para com algumas pessoas, que aguardam uma receita de almôndegas ao estilo do Chef Ramsay, só que hoje terão de se contentar com folhados de carne, para eu poder contextualizar o meu post.
Quando comecei a escrever estava indecisa se comentava ou não a tão polémica "promoção" do grupo Jerónimo Martins, que é como quem diz supermercados Pingo Doce.
Mas o assunto é incontornável e tão complexo que eu não sei se acho bem, ou se acho mal, a sério que não sei...
Penso que ninguém deve ser penalizado por fazer promoções, mas por outro lado deve-se acautelar as leis da concorrência e o perigo social que uma campanha destas pode acarretar.
Vender os produtos abaixo do preço de produção é ilegal - o chamado dumping, viola a livre concorrência, prejudica seriamente o pequeno comércio e os produtores, que regra geral são muito mal pagos.
Uma campanha destas oferece oportunidades únicas a quem gosta de poupar, mas por outro lado cria um caos social, onde as pessoas se transformam e cometem autênticos atos de selvajaria, pondo em risco a sua integridade física e a dos outros.
Não querendo generalizar, mas o que observei através das várias reportagens, são cenas surreais e terceiro mundistas.
Polémicas à parte e se gostam de poupar apreciem esta sugestão de folhados de carne, para aproveitamento de sobras de carne de vaca grelhada.
Uma verdadeira receita anti-crise, espero que gostem.


Ingredientes para 6 folhados:
1 placa de massa folhada
Sobras de carne */- 200gr
100 gr de bacon
1/2 cebola
2 colheres de sopa de natas
2 colheres de sopa de tomate triturado
1 gema de ovo
salsa
sal qb
pimenta qb
azeite qb

Preparação:
Refogar a cebola com um fio de azeite e depois juntar a carne e o bacon previamente picados, deixar fritar ligeiramente adicionar a salsa picada finamente, as natas e o tomate triturado retificar os temperos mexer bem e deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos, ir mexendo para não pegar.Deixar arrefecer um pouco antes de formar os folhados.
Estender a placa da massa e dividir em 6 partes iguais, rechear e fechar unindo as pontas com a ajuda de um garfo. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 170ºC por 12/15 minutos.
Servir com um arroz de cenoura e uma salada e aí está uma refeição económica.
Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Que bem me ia saber agora um desses folhadinhos :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Sobre o assunto P.D. nem sei o que pensar...para dizer a verdade já estou por tudo...e preparada para ver coisas antes nunca pensadas...
    Gostei dos teus folhados, com crise ou sem crise, comem-se sempre muito bem:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mesmo super apetitosos!!! Mesmo perfeitos :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  4. Estes folhadinhos ficaram perfeitos e mt bonitos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Folhadinhos são sempre muito bem vindos, adoro o aspecto dos teus.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá, vistei hoje o teu blog e gostei muito das tuas ideias. Também achei engraçado o nome !!!
    Estes folhadinhos estão deliciosos.
    Gostava que fosses minha seguidora, fico á espera da tua visita
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Em primeiro lugar parabéns pelo prémio do pequeno Manecas, só me apercebi agora :((

    Em relação ao assunto P.D. estou como a Duxa, já nem sei o que pensar, por um lado acho bem que façam estas campanhas pois vieram favorecer muitas familias necessitadas, por outro lado ainda não se sabe até que ponto esta campanha foi leal...sinceramente ainda tentei entrar numa ou noutra loja mas sem qualquer sucesso, a correria foi de loucos!!

    Estes folhadinhos ficaram lindos, faço muitas vezes pois para além de práticos, são uma refeição bem sugestiva para alguns aproveitamentos e acompanhados por uma boa salada, ficam sempre bem ;)

    Beijinho e bom final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Que excelentes! Com calma tudo vai lá!

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!