segunda-feira, 16 de abril de 2012

Frango Corado enrolado em Bacon


Uma das muitas coisas que aprendi com a minha mãe é que se mantivermos a casa sempre em ordem, a arrumação e limpeza tornam-se muito mais simples.
Eu concordo e sou praticante desta modalidade mas isto é um paradoxo quando  praticamente todas as mulheres trabalham fora de casa, o tempo parecer não chegar para nada.
Por isso eu vivo num desassossego constante, divida entre o limpo ou aproveito para descansar e fazer algo que me de prazer.
O limpo e arrumo está em larga vantagem, chego mesmo a sentir raiva de ser assim, sinto-me aprisionada nesta dualidade imbecil e quando tenho a coragem e rebeldia para não limpar chão da cozinha depois de uma refeição, sou invadida por um remorso irracional. Aí dou por mim a lançar pragas à minha mãe...
Sim, a culpa é tua mãe! E agora, depois destes anos todos é que me vens dizer: - "Estás a limpar as janelas para quê, na terça-feira não vem a empregada?" Pois vem, mas até esse dia eu não suporto ver as janelas e os armários pejados de dedadas, o chão todo pingado etc, etc, etc e por causa do que me incutiste até à medula limpo, limpo, limpo como se estivesse à espera de uma brigada da ASAE.
Só há uma coisa que me deixa menos fula comigo própria, aliás duas - é que a a minha irmã é muito mais "doente" que eu, e saber que a minha mãe diz à boca cheia que se pode comer no chão da minha casa! :)
Assim sendo, os sábados também servem para dar uma limpeza à casa, aspirar, passar a mopa, limpar o pó e as casas de banho, por roupa a lavar. A cozinha também leva uma limpeza geral, mas essa está sempre em forma porque é limpa e lavada praticamente todos os dias após o jantar.
Como o tempo não estica e as bocas não se alimentam com ar, ainda tenho de conseguir apresentar uma refeição decente que agrade a todos e que seja prática.
Foi assim que de uns pedaços de frango do campo e uma embalagem de peitos que estavam congelados, saiu uma canjinha e um frango corado no forno com arroz que estavam deliciosos.



Ingredientes:
1 frango partido em pedação (ou uma galinha)
1 cebola
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 caldos de galinha
1 1/2 de Arroz carolino
150 gr canja
4 gemas de ovo
1/2 chouriço
8 a 10 fatias de bacon
folhas de hortelã
Azeite
Sal

Preparação:Numa panela com água 1/4 da cebola e o caldo de galinha cozinhe o frango ou galinha até estar bem cozido, se necessário retifique o sal.
Retire o frango, se prenteder fazer a canja desfie as partes que destinar para esse fim e reserve.
À água de cozer o frango acrescente a massa e vá mexendo, passados 3/5 minutos adicione as gemas do ovo e deixe cozinhar. Por fim junte o frango desfiado e umas folhas de hortelã.
Num tacho refogue o resto da cebola com os alhos, a folha de louro e deixe alourar.
Junte o arroz e o caldo de galinha refogue e vá mexendo. Junte o dobro da quantidade da água (para obter mais sabor pode usar água de cozer o frango) retifique o sal e deixe ferver. Retire do lume antes do arroz abrir e evaporar todo o liquido. Transfira para um tabuleiro ou travessa de ir ao forno, previamente untado com manteiga, disponha as rodelas de chouriço e os pedaços de frango envoltos em fatias de bacon presas por palitos coloque uns pedaços de manteiga. Por eve ao forno pré-aquecido a 180ºC até alourar.
Sirva com uma salada verde, e bom apetite!

14 comentários:

  1. excelente ideia esse franguinho e arroz no forno, deve ter ficado delicioso.

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olha que giro que ficou! E deve ser bom! Tenho que experimentar! Bjoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica bom e com recurso a poucos ingredientes.
      Esta foto foi tirada antes de ir a corar, depois a fome era tanta que me esqueci! lol
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Como te percebo. Eu dizia:"Quando tiver a minha casa não faço nada!!!Só quando me apetecer..."-Mas agora faço tudo e enquanto não acabo não descanso..é uma "doença" genética está visto!
    Esse franguinho tem mesmo um belissimo aspecto!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Pareces alguém que eu conheço com a limpezas, o meu sonho é um dia deixar de ser assim porque não faço mais nada senão andar de aspirador na mão eheheheh
    Gostei da sugestão deste frango.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Cheguei a uma conclusão, mulheres com cerca de 35 anos foram violentadas psicologicamente pelas mães! :(

    ResponderEliminar
  6. Pois eu sou como tu, e não consigo mesmo sair de casa e deixar as coisas desarrumadas, fico sempre a pensar nisso, até irrita!
    Não consigo isso um defeito, mas sim uma virtude.
    Já fui a casas onde não era capaz de dormir sequer uma noite tamanha era a desarrumação, mas é evidente que cada um é como é. E acho de tão mau gosto ter convidados em casa e assim que nos mexemos só se vê o cotão do chão a mexer de tão sujo que está, que nojeira credo! Mas pronto, quem lá mora não se importa é é feliz assim, azar de quem está mal, não é?
    Na minha casa as coisas são à minha maneira e não tenho problema nenhum em que os meus filhos brinquem no chão pois sei que está limpo, umas vezes não tanto como gostaria mas quem tem crianças pequenas também sabe que nem sempre as coisas são como se querem.
    Eu aproveito a ajuda das minhas máquinas de cozinha para, enquanto o jantar está a ser feito, ir dando uma geral rápida só para manter a limpeza básica, depois aos fins-de-semana é que faço a limpeza mais a fundo, mas tal como tu a cozinha limpo todos os dias, assim é bem mais fácil.
    E detesto ver os vidros sujos, que stress! :)

    A tua refeição, e de certeza a tua casa também, está perfeita!

    ResponderEliminar
  7. Mana, eu sou mais doente que tu porque fui a primeira.
    Mas deixa_là que hà defeitos piores que ser-se limpa e arrumada.
    Coragem!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. olá:) sou nova por aqui e adorei o que vi!!:) eu TENHO de comprar uma bimby já estou a ver...porque também há dias em que não consigo ouvir"o que é pro jantar"?:D

    ResponderEliminar
  9. Já não vinha aqui faz algum tempo. Por uma razão que desconheço, o teu blogue está constantemente a desaparecer dos meus feeds, de cada vez que aqui venho volto a seguir o blogue e ando nisto. Pronto, só para não pensares que te "abandonei"
    Frango é bom, coradinho ou mais pálido, com arroz, massa ou batatas, tanto faz. O que importa é que esteja bem saboroso para fazer as delicias de miúdos e graúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpas, minha menina! Agora que és famosa já não ligas a estas coisas!!! eh eh eh
      Eu também tenho visto as tuas publicações mas sigo mais pelo facebook, embora já tenha resolvido esse problema que falas. Agora o teu blogue aparece sempre no meu feed.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Parece que é um " mal " que todas nós padecemos ( ou quase todas ), é uma luta constante e por vezes inglória.
    Também só sei viver com ordem, e limpeza, de outra forma ficaria doente ( dos nervos principalmente) :)))
    Gostei do teu franguinho, o bacon dá um gosto muito bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Ao ler os vossos comentários fico mais descansada, porque afinal não sou a única a padecer deste mal! :)

    ResponderEliminar
  12. A refeição tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!