quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Até que enfim... saíram Hanoi Crisp Parcels

Antes de mais quero agradecer a todas que tiveram a amabilidade de me dar dicas para uma alimentação mais saudável.
Embora eu já faça algumas coisas que me são sugeridas, como comer fruta e legumes e variar no tipo de alimentação. O problema é que eu tenho uma boca santa, gosto de tudo e gosto essencialmente de comer.
Mas calma, ainda não estou desesperada ao ponto de me inscrever no próximo Peso Pesado, bem vistas as coisas são apenas uns quilinhos a mais, hummmm cerca de 5kg.
Quem me segue com regularidade sabe que gosto de comida de origem asiática, em particular de uma espécie de crepe vietnamita que é servido de entrada nos restaurantes chineses em França, lá chamam-lhe Nems, mas o nome verdadeiro é Hanói Crisp Parcels.
Fiz várias pesquisas pela internet para ver a receita, mas foi num episódio do Master Chef Austrália com o mestre Luke Nguyen's que pessoalmente adoroooo, que descobri a original.
Primeira tentativa foi com massa filo, pois outro problema é conseguir comprar os ingredientes, é o que dá em viver em pequenas cidades do interior, tem as suas vantagens e desvantagens.
Como sou uma rapariga que consegue ser muito persistente quando está interessada em algo, andei na net e pesquisei pelas mais variadas formas lojas on-line que comercializem as folhas de crepes de arroz até que encontrei a Ayur.
Primeira encomenda e menos 40€ na carteira e confesso que me contive bastante, porque a minha vontade era comprar um de cada, mas valeu a pena.
Aqui está a minha versão destes famosos rolinhos, para primeira vez o resultado foi bastante satisfatório, é claro que ainda há uns ajustes a fazer aqui e ali, mas isso são os meus padrões de exigência a falar mais alto.

Hanói Crisp Parcels ou Nems
O trio que faz maravilhas ao palato

No prato com o arroz e  prestes a ser enrolado

A minha encomenda da Ayur

Ingredientes:
Folhas de papel de arroz
carne de porco picada
rebentos de soja frescos ou de conserva
molho de soja
alho francês
cenoura ralada
alho
óleo de amendoim
sal
pimenta
alface
folhas de menta (usei hortelã)

Preparação:
Temperar a carne com sal e pimenta moída fresca e saltear numa frigideira com um fio de óleo e alho picado finamente, quando estiver levemente frita adicionar o alho francês às rodelas, a cenoura ralada e os rebentos de soja. Envolver bem todos os ingredientes, retificar o tempero com molho de soja, saltear ligeiramente e reservar.
Numa bacia com água quente demolhe rapidamente uma folha de "papel de arroz" coloque sobre uma bancada e quando estiver maleável coloque o recheio ligeiramente da ponta para dentro comece a formar um rolo bem apertadinho, quando estiver a meio dobre as pontas dentro como se fosse um envelope e continue a enrolar até ao fim. A própria humidade vai ajudar a selar a extremidade do rolo, mas se tiver dúvidas passe com um dedo húmido antes de fechar.
Aconselho a ver uns vídeos na internet para perceber bem esta técnica, pois as folhas de arroz não podem ficar demasiado moles ou duras. O excesso de água também tem influência no processo de fritura com rolo.
Aqueça uma frigideira com óleo especial para fritar (a quantidade como se fosse para fritar rissóis) quando estiver bem quente frite os rolos até tostarem, escorra sobre papel absorvente.
Depois de escorridos coloque numa travessa sob folhas de alface.
Eu aprendi a comer esta iguaria enrolado numa folha de alface com uma folha de mente embebido em molho agridoce, mas cada um albarda o burro à sua maneira.
Em minha casa foi acompanhado com arroz chao chao e molho agridoce, ambos feitos na Bimby.

Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Ai que coisa boa! Gosto muito desses rolinhos mas confesso que nunca me passaria pela cabeça fazê-los. Ficaram lindos e devem ser deliciosos com molho agridoce e/ou molho de soja :)

    ResponderEliminar
  2. Isto é daquele tipo de comida que nós olhamos e pensamos - Hummm deve ser muito complicado, então simplesmente desistimos antes mesmo de experimentar. Ou seja ligamos o complicómetro, mas às vezes estamos enganados.

    ResponderEliminar
  3. Olha que lindos ficaram, mas não sei se me aventurava a fazer :) :) Deve dar um trabalhito :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Hummmm que bons que devem ter ficado, já comia um agora mesmo, mesmo sendo hora do lanche, não me importava nada, que delícia :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!