quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Frutos do Mar salteados na Actifry com Arroz Thai Jasmine de Cenoura e Agrião

Não gosto de vir aqui colar uma foto, debitar quantidades de ingredientes e esmiuçar o método de preparação.
O que nos distingue no meio da multiplicidade é o jeito diferente de contar as nossas histórias, que em muito são iguais às dos outros.
É tarde, e entre a edição das fotos do jantar e a sede conversa do meu filho mais velho, tento escrever este texto ao som dos Linkin Park, juntando as peças que me levaram à receita que acabei de criar.
Começou pelo arroz, era simples e de cenoura, mas um dia pensei em juntar-lhe uns pés de agrião.
Se fazemos arroz de grelos, porque não fazer de agrião? Esta planta é fresca, e ao contrário da grande maioria, torna-se especialmente aromática quando cozinhada.
As lulas o camarão e o salmão iam brilhar numas espetadas coloridas, mas devido a um desfilo do caloiro que me atrasou na chegada a casa, acabaram por ser salteados na Actifry.
Resultado final - criei uma refeição extremamente saudável e saborosa seguindo apenas o meu instinto.



Ingredientes para 3 pessoas:
1 kg de lulas limpas
300 gr de miolo de camarão grande
1 filete de salmão
2 cebolas médias
4 alhos
1 pimento verde
1 pimento vermelho
Azeite
Pimenta 5 bagas em grão
Sal marinho
Azeite
1 medida de arroz Thai Jasmine
½ colher de chá de Açafrão

Preparação:
Descongelar as lulas e o camarão e deixar escorrer muito bem. Partir o salmão aos cubos, juntar ao camarão, temperar com sal, sumo de limão e a pimenta e reservar.Picar uma cebola e os alhos finamente, refogar na Actifry 5 minutos, depois adicionar as lulas bem escorridas e secas, temperar com sal e azeite e programar 15 minutos. Se aparecer muita água enquanto cozinha, tem que escorrer caso contrário cozerá as lulas em vez de as saltear.Por fim, retirar a pá da máquina e proteger com uma forma ou outro utensilio que suporte o calor, adicionar o camarão e o salmão escorridos e secos em papel absorvente, rectifique o sal adicionei mais azeite e programe 10 minutos. Durante este tempo vá abrindo a máquina e envolvendo cuidadosamente para não desfazer o salmão.
Se não tiver Actrify pode fazer numa frigideira grande antiaderente ou numa Wok.
Para o arroz, comece por um básico de cenoura. Fazer um refogado apenas com cebola e azeite, quando a cebola está translúcida adicionar a cenoura ralada e depois os ramos de agrião (eu utilizei tudo, mas se preferir pode utilizar apenas as folhas). Tempere com sal e a ½ colher de chá de açafrão. deixe refogar mais um pouco e adicione duas medidas de água já quente. Deixe cozinhar em lume médio até absorver quase toda a água e retire do lume, antes de estar completamente cozido, porque o calor que o tacho libertará será suficiente para fazer abrir o arroz.
Saiba que tanto o Açafrão como o Agrião são bons anticancerígenos, entre outras coisas mais.
Bom Apetite!

4 comentários:

Obrigada pela vossa visita!