quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ganso de vitela à camponesa

Na minha mais recente compra "Cozinhar com Jamie Oliver", aprendi mais umas quantas dicas sobre como escolher boa carne.
Já há cerca de três anos, durante umas férias com um amigo sul africano, aprendi que a melhor carne de vaca é aquela que por ter tido mais tempo de maturação está mais macia e saborosa, apesar de aparentar um aspecto escuro e seco. Aprendi igualmente o que é um T-Bone e hoje adorava poder comer um ao almoço!
Há uns meses atrás numa masterclass do Master Chef Austrália ensinaram a grelhar magníficos bifes de vaca e a fazer aquele efeito de xadrez com a grelha. Mais uma vez salientavam o aspecto marmoreado da gordura que a carne deve apresentar, para que não seja seca e dura.
Eu já pus em prática todas as técnicas que fui adquirindo, mas nem sempre os resultados são os que desejo, porque efectivamente é muito difícil, pelo menos na cidade onde resido, adquirir carne com a qualidade de excelência.
Na semana passada tive a sorte de encontrar este naco de ganso de vaca, tinha muito bom aspecto por isso não hesitei em comprá-lo, e soube logo naquele instante o que fazer com ele. Ainda assim, e apesar de ter aplicado todos os meus conhecimentos a carne não atingiu a maciez desejada.


Ingredientes:
1 ganso de vaca (ou outra peça para assar)
1 cebola grande
2 cenouras grande
6 alhos
2.5 dl de vinho branco
colorau
azeite
margarina (becel cozinha)
sal
louro
1 gindungo

Preparação:
Com a varinha mágica fazer um molho com os alhos, o sal o colorau, o gindungo e o vinho. Verter sobre a carne e deixar marinar durante pelo menos uma hora.
Cortar a cebola e as cenouras às rodelas grossas colocar numa frigideira grande com duas colheres de sopa de margarina e azeite e levar ao lume forte, abrir uma orla no meio quando estiver bem quente sele a carne de todos os lados. Assim, enquanto estiver a assar lentamente no forno não vai perder a suculência evitando que fique dura.
Verta a cebola, a cenoura e a gordura de a frigideira no fundo da assadeira, coloque a carne por cima e regue com o restante molho da marinada.
Leve ao forno médio durante hora e meia, vá virando ocasionalmente e regando com o próprio molho.
Sirva com puré de batata e grelos cozidos.

Bom apetite!


4 comentários:

  1. Esta carninha ficou deliciosa, obrigado por partilhares estas dicas :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Pela minha "dentadura" ainda não passou ganso, mas estou curiosa. As dicas são sempre bem vindas, nada como acumular sabedoria nestas coisas da culinária. Cada vez que aprendo mais truques e dicas, mais ignorante me sinto. Pois ainda tenho um "mundo" por aprender. Até lá foi colhendo daqui e dali... bjs

    ResponderEliminar
  3. Carla, já somos duas com o mesmo sentimento! Acho que também dão outro nome ao ganso, mas não me lembro qual.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!