segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Costeletas de Novilho com migas

Para a maioria das pessoas os grelhados no carvão são sinónimo de uma grande trabalheira, mas para mim são das coisas mais simples de fazer. O principal é conseguir perceber os timings exactos deste processo e isto é algo que se pode aprender com boas dicas e algumas experiências.
Primeiro deve preparar todos os alimentos, temperar a carne ou peixe e tratar dos acompanhamentos, lavar e arranjar as saladas.
Só depois de fazer isto é que se acende o lume. Aqui a qualidade do carvão é fundamental, pedacinhos muito pequenos não servem para nada. Deve cobrir-se o fundo do grelhador todo por igual e preferencialmente deve acender-se com pinhas, ou então com acendalhas biológicas. As grelhas são colocas nesta fase, para queimarem eventuais resíduos e para aquecerem bem de forma evitar que os alimentos se colem.
As brasas estão prontas para receber os alimentos quando não tiverem chama, mas atenção se estiverem muito fortes podem queimar logo tanto a carne como o peixe, sem que estejam cozinhados por dentro. Neste caso ou espera mais um pouco ou coloca a grelha numa posição mais alta.
 O ideal é que tanto os grelhados como os acompanhamentos quentes estejam prontos quase em simultâneo, para nos organizarmos devemos saber o tempo que cada um dos ingredientes leva a preparar.
Por exemplo se acompanhar com batata cozida, tenha um tacho já com a água quente as batatas e o sal e um pouco antes de grelhar a carne ligue o lume na potência máxima e tapado (assim ferverá mais depressa), vá controlando uma coisa e outra. Pode desligar o fogão às batatas antes de estarem cozidas e deixá-las na água durante uns 5 minutos, mas mais que isso não porque podem desfazer-se (depende da qualidade da batata).
Outros factores a ter em conta são o tipo, quantidade e qualidade dos ingredientes da carne ou do peixe, por exemplo as febras grelham mais depressa que entrecosto ou costeletas, as batatas cozidas são mais rápidas a confeccionar que as fritas, o peixe tipo dourada ou robalo escalados devem ser grelhados em lume médio e demora muito mais tempo que as postas, além disso só se deve virar uma vez de cada lado para não se despedaçar.
Este foi o meu almoço de sábado, costeletas de vitela temperadas apenas com sal, migas de grelos de nabo e bata frita. A carne era saborosa mas ficou um bocado seca porque esteve demasiado tempo à espera dos comensais.




Ingredientes:

4 costeletas de vitela
1 molho de grelos
2 fatias de pão duro
1/2 lata de feijão já cozido (usei feijão manteiga)
batatas para fritar
alhos
Azeite
Sal


Tempere as costeletas com sal e reserve até grelhar.
Arranje os grelos, de-lhes uma fervura seguidamente escorra-os muito bem e leve-os a saltear numa frigideira com azeite os alhos, adicione o pão cortado aos cubos e o feijão envolva bem tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 2 minutos.
Frite as batatas enquanto grelha a carne e

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!