domingo, 16 de outubro de 2011

Empadas de galinha ao fim do dia

Que dia de preguiça o de ontem! 
Ao contrário do que é habitual não me apetecia fazer rigorosamente nada, como se isso fosse possível.
Mas o dia foi-se arrastando e levou-me com ele, então lá cumpri com os meus deveres de mãe e de dona de casa. 
Mesmo assim cozi pão, fiz grelhados com migas para o almoço, dormi uma sesta com o meu filhote mais novo, que soube bem, mas que me deixou ainda com menos reacção. 
Aproveitei o resto da tarde para fazer umas coisas que andava a adiar e para ver novas receitas. 
O dia só não foi chato porque brinquei muito com o meu filho e porque tive tempo para o cobrir de beijos enquanto lhe dizia repetidamente que o adoro!
Mas eis que ao fim do dia resolvi fazer nada mais nada menos,  que empadas de galinha, estava cansada daquela letargia, não fazer nada pode-se tornar muito cansativo.




Ingredientes:

Recheio
3 peitos de frango
1/2 linguiça
100 gr de tirinhas de bacon
1 cebola
louro
salsa fresca
pimenta
sal
azeite


Massa
400 gr de farinha tipo 65
1 ovo
margarina
caldo de cozer o frango


Primeiro cozer o frango, a linguiça e o Bacon  com sal e uma folha de louro, depois de cozido reservar até arrefecer.
Seguidamente retirar a pele à linguiça, cortar o frango em pedaços grande juntar o Bacon e picar grosseiramente na 123.
Picar a cebola e refogar com azeite e louro, depois juntar as carnes picadas adicionar 2 colheres de sopa de farinha e a salsa picada e juntar um pouco do caldo da cozedura e deixar cozinhar.


Para a massa
Junte o ovo à farinha, 1 colher de sopa de margarina vá adicionando o caldo da cozedura, até conseguir formar uma bola de massa com a qual consiga trabalhar. Deixe repousar 10 minutos até começar a fazer as empadas.  Como tinha pouca farinha branca tive que fazer misturada com farinha de sementes da branca de neve, ficou muito boa a massa.
Inicialmente usei umas forminhas dos queques, tinha que untar a forma com óleo, cortar a base para a forrar, depois cortar a tampa e com isto perde-se algum tempo. Depois usei as formas de silicone, tenho uma com capacidade para 6 e vou comprar outra. Além de ser muito mais rápido, as empadas ficam com um tamanho bom e basta cortar um pedaço de massa que dê para forrar a forma, depois coloca-se o recheio e com as pontas da massa fecha-se a empada. No fim pincelar com gema de ovo e levar ao forno aquecido a 170Cº durante mais ou menos meia hora.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!