terça-feira, 18 de outubro de 2011

Empadão de carne rico mas económico

Quase sempre planeio de véspera o que fazer para jantar, mas por vezes fico indecisa até chegar a casa e ver o que o meu frigorífico tem para me dizer.
Desta vez tinha umas sobras de lombo assado com batatas e cenouras e uma gaveta cheia de legumes, courgetes e beringelas que tinha comprado na véspera, lá em casa não apreciam muito estas duas senhoras, excepto eu.
Como não gosto de desperdiçar comida tento sempre aproveitar tudo, quando isso não é possível também não vai para o lixo, tenho uns amigos de quatro patas que adoram os meus cozinhados.
Estive indecisa em aproveitar apenas a carne para fazer uns croquetes, mas o facto de poder aproveitar as batatas e as cenouras que eram em grande quantidade, levou-me a optar por fazer um empadão.
Esta receita podia perfeitamente ter sido retirada do orçamento de estado para 2012, extremamente económica mas muito saborosa.


Ingredientes:

+/- 400gr de sobras de carne assada
+/- 400gr sobras de batata e cenoura assada
1/2 courgete
1/2 beringela
batatas para cozer
1 cebola
4 dentes de alho
100gr de bacon
noz moscada
tomate triturado
leite
margarina
azeite
sal
pimenta

Preparação:

Picar a carne e adicionar um pouco de leite para não ficar muito seca.
Pique a cebola, os alhos e o bacon leve a refogar com azeite depois adicione a carne e o tomate triturado a gosto, rectifique o sal tempere com pimenta e deixe apurar.
Passe as batatas e as cenouras por água, para retirar o excesso de sabor do assado e reduza em puré juntamente com as outras batatas cozidas. Envolva bem o puré das cenouras e das batatas, adicione um pouco de leite e 1 colher de chá de margarina, tempere com noz moscada.
Unte um tabuleiro de ir ao forno, disponha uma camada de puré a seguir umas rodela finas de beringela e courgete, adicione a carne, mais uma camada de legumes e por fim o puré(os legumes vão cozinhar no molho da carne). Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 170 Cº durante 30 minutos ou até gratinar.

Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Pela primeira vez que visto esta cozinha, encontro logo um empadão delicioso, gostei muito e vou voltar.

    Beijinho

    Visita-me também.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!