quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pão de sementes com farinheira

Quem não gosta de um pão acabadinho de cozer? E se for feito em casa com o cheirinho a espalhar-se pelo ar, ainda melhor.

A minha infância foi preenchida pelo cheiro do forno a consumir estevas e lenha de eucalipto, para cozer o pão que a minha mãe energicamente amassava.
Nessa altura aprendi que o forno só estava pronto quando tivesse o lar todo branco (ou seja os tijolos interiores tinham que ficar brancos, sinal que estava bem quente). As brasas e as cinzas do fundo eram limpas com um vassouro, feito de fetos do mato, amarrados a um cabo de madeira muito comprido.
Os pães eram dispostos com o auxílio de uma enorme pá de padeira, de uma forma arrumadinha para que coubessem todos, depois fechava-se o forno e colocavam-se as brasas na porta para manter o calor.
No fim de cozer o pão, ainda se assavam uns coelhos caseiros, ou frango às vezes também se assava cabrito.
Quem disse que os cheiros não fazem parte das nossas memórias?

O pão é um dos bens essenciais que mais encareceu nos últimos tempos, além disso só sabe bem quando o acabamos de comprar, passadas umas horas já não está crocante.
Por causa disso, há tempos comprei uma máquina de fazer pão, que funcionava bem até ao dia em que começou a fazer disparar o quadro eléctrico e foi morar para a garagem... penso que ainda por lá anda à espera de arranjo.
Num dos meus blogues favoritos vi uma receita de pão que me parecia bastante simples de fazer e sem grande aparato. Mas como hábito, fiz uns pequenos ajustes à receita inicial substituindo leite por água, adicionando sementes e farinheira. Fiz dois pães um simples outro recheado.

Com uma massa bem fofinha
Com bom aspecto
No forno ainda levedaram mais um pouco

Ingredientes para 1 pão:

450gr de farinha de trigo
sementes de girassol
sementes de sésamo
1 carteira de fermento para pão (fermipan para pão)
300ml de água
25gr de margarina
Sal qb
1 farinheira

Preparação:

Derreter a margarina, verter juntamente com a água morna no robot de cozinha, adicionar o fermento, o sal a farinha, as sementes e amassar até formar uma bola.
Verter a massa numa superfície coberta com farinha e amassar com as mãos. Para rechear estende-se a massa e cobre-se com fatias da farinheira (outro enchido a gosto). Atenção pode parecer que estão a por muita farinheira, mas durante a cozedura a massa cresce e quase nem se dá por ela, por isso façam o favor de abusar!
Voltam a formar uma bola com a massa e deixem repousar para que levede, durante pelo menos 30 minutos.
Pré aquecer o forno a 200 ºC, forrar o tabuleiro com papel vegetal e cozer durante aproximadamente 30 minutos (ir verificando a cozedura e controlar temperatura para que não toste demasiado sem estar cozido por dentro).
Retirar do forno e deixar arrefecer num local arejado, coberto com um pano. A minha mãe costumava abafar o pão com um lençol e um cobertor para que ele não ficasse muito seco, mas isso depende do gosto de cada um, pessoalmente gosto dele mais estaladiço.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!