quinta-feira, 9 de junho de 2011

Souflé de espinafres com queijo da ilha - uma verdadeira maravilha!

Meu Deus como sou teimosa! Quando meto alguma coisa na cabeça, não descanso até que não a faça. Felizmente essa teimosia só me dá para as coisas boas, neste caso concreto foi assim.
Como referi no post anterior, queria muito experimentar aquela receita do souflé de espinafres com queijo da ilha. Os espinafres tinham ficado preparados de véspera, portanto era mais fácil.
Fácil, se não tivesse tanta gente a reclamar a minha atenção, mas estava disposta a acabar com a minha curiosidade culinária "no matter what".
Todos queriam saber o que andava eu a fazer, mas de mim ninguém arrancou nada, até ser evidente porque já estava no forno.
Tive por base a receita que retirei da net, mas como sempre fiz uns pequenos ajustamentos, que mais uma vez correram bem. A receita que vos vou deixar, vai ser a rectificada.
O souflé foi a entrada do nosso jantar e acompanhou com uma saladinha (para variar), o prato principal foi uma invenção que não demorou mais de 20 minutos e que vai dar origem a outro post.
Sinto-me tão inspirada!










Receita de Souflé de Espinafres com queijo da ilha
Ingredientes:
200g de espinafres lavados e escorridos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 cebola
1 dente de alho
80g de farinha
120ml de leite
120g de queijo da ilha ralado
3 ovos
Preparação:
Numa frigideira com um pouco de azeite e o dente de alho salteie os espinafres já cortados, deixe-os cozinhar até absorverem toda a água. Tempere-os com sal e pimenta a gosto.
Faça um refogado de azeite e cebola até ficar macio. Junte a farinha e mexa bem .
Ao leite adicione as gemas dos ovos e misture bem, aos poucos junte este preparado ao refogado e vá mexendo sempre até ficar com uma mistura grossa. Retire do lume e passe a varinha mágica para obter uma mistura mais homogénea. A seguir adicione o queijo da ilha e os espinafres e envolva tudo muito bem.
As claras, previamente batidas em castelo, são o último ingrediente a adicionar, não deve mexer, nem bater, mas sim envolvê-las cuidadosamente.
Por fim verta o preparado para uma forma própria de souflé, untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 20/25m, ou até estar dourado e bem subido.
Todos os souflés devem ser comidos de imediato, para que não fiquem abatidos.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!