quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rolo de Carne recheado com fiambre, queijo e bacon

Passada a indisposição estava na altura de "tirar a barriga de misérias". Quando uma pessoa não pode comer é uma tortura, parece que tudo fica ainda mais apetecível. Não que eu tenha problemas de falta de apetite, antes tivesse, mas confesso que a proibição de comer tem em mim o efeito contrário.
Aproveitei a hora de almoço, porque não pude ir ao ginásio devido às dores de estômago e fui às compras.
Tinha em mente experimentar duas receitas que tirei da internet, o rolo de carne em massa folhada e o souflé de espinafres com queijo da ilha. Só quando já estava na caixa me lembrei que não tinha posto no carrinho a massa folhada, mas também não voltei atrás. Acho irritante quando tenho pessoas à minha frente na fila e que me fazem esperar ainda mais porque se esqueceram de pesar os legumes, ou de outra coisa qualquer, por isso não tenho coragem de fazer o mesmo.
Assim sendo, tinha duas hipóteses ou comprava a massa mais tarde ou fazia sem ela. Optei pela segunda, até para ver como é que esta nova experiência corria.
Chegada a casa fiz uma limpeza à gaveta dos legumes, não pude deixar de desviar um rápido pensamento até à famosa e-coli, mas depressa desapareceu, porque esta história está muito mal contada.
Lavei muito bem os espinafres, tirei os legumes para a sopa do meu "Pabezito" e pus mãos à obra.
Depressa percebi que o souflé teria que ficar para outro dia, porque não ia ter tempo de fazer tudo e o meu filho estava um pouco impaciente, queria atenção e estava a precisar de cuidados inadiáveis.
Só fiz o rolo de carne, correu bem e ficou como podem ver nas fotos. Acompanhou com um arroz de cenoura que estava uma "verdadeira delícia". Também não tive tempo de tirar fotos depois de empratado, porque o outro filho estava esfomeado e já estava a deitar um olhar maléfico à máquina fotográfica... mãe sofre!
Eu, mesmo com remorsos e a pensar que iria pagar bem caro pela goludice, comi como se não houvesse amanhã, juro que estava cheia de fome e soube-me mesmo bem.






 Ingredientes:
1Kg de carne picada (porco, vaca ou mista) utilizei só de vaca, mas para a próxima vou fazer apenas com porco.
8-10 fatias Fiambre
8-10 fatias Queijo
150gr Bacon aos cubos
3 gemas de ovo
pão ralado qb
Sal qb
Pimenta qb
Azeite qb
3 dentes de alho

Preparação:Numa tijela temperar a carne picada com sal e pimenta, adicionar o pão ralado e misturar bem, por fim juntar as gemas de ovo e amassar até ficar tudo bem envolvido.
Estender a carne numa superfície lisa e fazer um rectângulo, colocar as fatias de queijo e depois as de fiambre e por fim juntar uns cubinhos de bacon.
Enrolar como se de uma torta se tratasse, depois polvilhar com pão ralado e rolar sobre a bancada, para ficar com uma forma mais uniforme.
Colocar dentro de uma travessa de ir ao forno, regar com azeite polvilhar com bacon e com os dentes de alho grosseiramente esmagados.
Levar ao forno durante 50 minutos, a 170ºC tapado com uma folha de alumínio, depois retirar a folha e levar a dourar por mais 15m/20m aproximadamente e Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!