sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Por aqui vou indo e hoje trago coelho

Olá a todos

Como o título da mensagem sugere eu por aqui vou indo, e sim, continuo a gostar de cozinhar, mais do que nunca talvez.
Mas tal como em muitas outras coisas a idade tem-me trazido serenidade suficiente para decidir o que me apetece fazer, e andar a correr a publicar coisas no blogue só porque sim, não é nada que me satisfaça o ego.
Claro que sinto falta, e por vezes tenho vontade de vos contar alguma coisa, mas como o meu filho mais novo disse ao pai no outro dia, eu sou muito ocupada e se não for nesse momento, depois perde a piada.
Querem saber o que me dá realmente prazer, é continuar a ser surpreendida por cozinheiros que desconhecia como a Rachel Allen, o James Martin ou a Rachel Koo, é sonhar que um dia posso ir visitar a Annabel Langbein à sua cabana no lago Wanaka - Nova Zelândia.
É continuar a dar o melhor de mim à minha família, e amar cada vez mais a vida e os meus filhos e acima de tudo, é não estar  acomodada ao que tenho, é ter a capacidade e a necessidade de idealizar outras coisas para o meu futuro.
E claro, outra coisa que me dá prazer além de tudo que referi é, como é óbvio, comer!
O coelho não é, por norma, visita assídua na minha cozinha, mas como durante a semana temos menos um lugar à mesa  (é verdade, o meu filho mais velho já foi para a faculdade) aproveito para fazer algumas refeições que não eram tanto do seu agrado.
A receita que hoje trago, em jeito de reinício dos trabalhos aqui no blogue, é coelho no forno espero que seja do vosso agrado.
 
 
 

Ingredientes:
 
1 coelho
1 cebola
4 alhos
1 alho francês
1 cenoura
2 marmelos
louro
alecrim fresco
vinho branco
sal
pimenta (uso sempre 5 bagas)
colorau
azeite
600gr batatinhas para assar
 
Preparação:
Para a marinada coloque na travesse de ir ao forno o coelho junte a cebola cortada às rodelas, o louro, os alhos e o alecrim picados, tempere com sal, pimenta, colorau e vinho branco.
Tape com folha de alumínio e película aderente e reserve no frigorífico (quanto mais tempo marinar mais saboroso fica).
Pré-aqueça o forno a 170ºC/180ºC  descasque as batatas a cenoura e o marmelo adicione ao coelho regue com azeite de boa qualidade envolva todos os ingredientes no molho, retifique os temperos se necessário e leve ao forno cerca de 1h20.
Bom apetite!
 
Nota: Os marmelos vêm acrescentar um toque ácido ao coelho que por sua vez tem um sabor mais adocicado, penso que também deve resultar bem com maçã,  é tudo uma questão de gosto.
Se necessário acrescente um pouco de água ou mais vinho branco para o assado não ficar seco, caso contrário, se tiver líquido a mais, retire e reserve no fim verta por cima do cozinhado.

2 comentários:

  1. Olá Dora!
    Bem vinda novamente, vou gostar muito te a ter por perto. Cá em casa gostamos muito de coelho e adoro experimentar receitas, no forno não faço muitas vezes porque o meu marido diz que fica um pouco mais seco, mas eu adoro assim, assadinho com batatas, o marmelo deve ter dado um sabor característico ao assado.
    Beijinho e outro para o dono lindo, da cadeirinha.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!