sexta-feira, 22 de março de 2013

Um projeto para quando o S. Pedro quiser colaborar

Olá amigos!
Não me vou queixar do tempo porque decididamente,  não vale a pena e já estou farta de o ouvir, sem que isso surta qualquer efeito positivo.
Assim prefiro pensar em coisas que vou querer fazer quando, finalmente o sol se instalar neste quintal à beira-mar plantado.
Uma dessas coisas é a tão na moda mini-horta na varanda ou nos jardins, que além de ser saudável, é também uma forma de ocupar os nossos tempos livres e envolver os mais pequenos nestas atividades. Para as crianças é divertido, podendo até incentivá-los a comer alimentos que, devido à sua própria natureza, frequentemente rejeitam e para nós pode ser uma espécie de terapia.
Esta é uma das qualidades que muito admiro no Jamie Oliver, tem um jardim em que cultiva imensa coisa, em latas, em penicos, em baldes e sei lá mais o quê, mas o certo é que no meio daquela desorganização há cores, cheiros e sabores, tem piada e dá alimento de qualidade. 
Pois bem, fiz as minhas pesquisas e agora estou em pulgas para por este projeto a andar, assim o meu amigo Saint Peter o permita, dei a um filho o seu nome, devia contar para alguma coisa
Inicialmente pensei em comprar umas floreiras tipo as da primeira imagem, até porque a configuração do meu jardim se presta a este tipo de solução, fui à Agriloja e não vi nada de jeito a não ser as habituais floreiras de plástico em cor de tijolo ou verde, mas que são simplesmente horrorosas, fora de moda e carinhas, diga-se.
Também achei muito interessante a solução da segunda imagem, as sapateiras, muito em conta e original. Experimentei com uma sapateira preta que tinha em casa e tirando a cor, resulta muito bem, a minha ideia vai ser pregar uma ripas de madeira no muro e colocar umas sapateiras, mas de cor branca.
Entretanto fiquei de passar num AKI para mais possibilidades e continuei a pesquisar na net outras  opções, até que me lembrei das caixas de madeira da fruta.
Agora só me falta ir ao revendedor da  fruta pedinchar umas quantas para envernizar, depois é comprar a leca, o geotêxtil os substrato as plantas e as sementes.
Vou semear umas coisas mas outras compro já em plantas, tenciono cultivar coentros, salsa, cebolinho, pepinos, pimentos, tomate cereja, morangos, alfaces, acelgas, malaguetas
Como não quero estragar o jardim a rasgar a lona que está a impedir o crescimento das ervas daninhas e como a terra naquela parte também é muito dura, vou optar por colocar as caixas da fruta no chão e faço delas os meus canteiros.
Depois é só rezar para que a minha labrador não se lembre de destruir aquilo tudo, ou que  não como mais do que nós, especialmente os morangos!
 
 
sofisticado

económico e original


ecológico - estas caixas são mesmo giras

interessante

é mais ou menos isto que vou fazer, mas sem o pé


para quem tem habilidade e faça as próprias caixas


Espero poder mostrar a minha horta muito em breve, beijinhos e bom fim-de-semana!


6 comentários:

  1. Por cá a agricultura é mesmo de varanda (5m2) e já tem 3 anos de sucesso. Nesta altura as estantes estão um pouco caótica e é preciso organizar de novo as floreiras, os caixotes e todos os recipientes onde vamos cultivando. Mas acho que o Saint Peter está de mal connosco. Tem dias em que nem podemos enfiar a ponta do nariz na varanda sem levar logo com pingos de chuva. Ó santo mais bipolar :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está fácil este ano, mas eu hei-de dar a volta à questão nem que ande de oleado e galochas!
      Um beijo Joana, bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Adorei as sugestões. A ideia com caixas de verduras é genial, as sapateiras fiquei com receio do tecido apodrecer com umidade.
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fê!
      Penso que que usares sapateiras feitas de material sintético não apodrecem tão rápido e também podes colocar vasos lá dentro em vez da terra diretamente, assim duram mais. Mas mesmo que só durem 1 ano não deixam de ser económicas porque são um artigo bem barato.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parece que sou uma sortuda pois tenho um terreno enorme que infelizmente é zona verde e não posso fazer a casa dos meus sonhos.
    O meu marido costuma plantar umas coisitas ,mas vi aqui boas ideias para quem n~eo tem quintal.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São! Aqui em casa só tenho jardim e dá perfeitamente para por este projeto em prática, em casa dos meus sogros e da minha mãe tenho terreno, mas a distância não ajuda. bjs

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita!