quinta-feira, 21 de março de 2013

Bife com molho de côco e arroz de açafrão

O melhor que faço é escrever para exorcizar o que estou a sentir.
Ter um filho numa viagem de finalistas já é preocupante o suficiente, se esse filho não responde às mensagens nem aos telefonemas, então nem se fala!!!
Enganam-se os que pensam que sou uma mãe stressadinha, muito pelo contrário, mas uma pessoa fica sempre em cuidados, ainda que o filho seja, por norma, bem comportado.
Uma professora minha afirmava não ter medo de nada a não ser de um ajuntamento de pessoas, "a multidão é irracional" dizia ela e com razão. Isto nos jovens funciona como uma espécie de catarse, todos nós que já passámos por essa fase, sabemos bem como é e não adianta pensarmos que eles são diferentes, porque quando não estão connosco, soltam literalmente a franga!
Entretanto o rapaz já deu sinais de vida e está tudo bem, mas eu já estava a pensar que era bom que ele tivesse mesmo um problema, pequeno diga-se, mas que justificasse o motivo do seu silêncio, caso contrário ia estar de castigo até aos 40 anos!!!
Agora que estou mais tranquila, já posso partilhar com vocês uma receita de minha autoria, é que uma pessoa tem que se alimentar bem, para conseguir resistir às exigências da maternidade :)


"medium rare"- como eu tanto tanto gosto
 
 
 



Ingredientes:

2 bifes da vazia (não muito finos)
sal
pimenta
azeite qb
2 alhos

arroz:
200gr de arroz Thai Yasmine ou Basmati
100gr de sultanas boa qualidade
1 cebola
2 dentes de alho

molho as quantidades estão mais ou menos, fiz de improviso:
100ml de leite de côco
20gr de manteiga
20gr de farinha
1 cl de café
sal
pimenta


 Preparação:
  1. Refogue a cebola com 2 os alhos 1 colher de café de açafrão ou mais se gostar do sabor intenso (lembre-se que as especiarias têm de ser fritas ou refogadas para libertar mais aroma)
  2. Adicione o arroz e envolva bem, deixe refogar um pouco também, adicione o dobro da quantidade de água já quente e tempere com sal. Deixe cozer em lume médio o tempo indicado na embalagem cerca de 5 antes de terminar a cozedura junte as sultanas, envolva com um garfo e deixe cozinhar o tempo que falta. Na Bimby faça a receita do arroz árabe e pode juntar igualmente os pinhões.
  3. Leve ao lume um frigideira antiaderente aqueça um pouco de azeite com 2 alhos esmagados mas com casca, quando estes começarem a ganhar cor verta para um recipiente e reserve. 
  4. Na mesma frigideira derreta a manteiga com a farinha e açafrão, quando estiver bem dissolvido acrescente o leite de côco, tempere com sal, pimenta e os alhos que fritou anteriormente, mas retire a casca. Cozinhe até engrossar mexendo sempre, triture o molho e reserve. Pode juntar ananás em calda para um molho mais ácido, só não juntei porque não tinha em casa, mas agrada-me a combinação dos sabores.
  5. Aqueça um grelhador de fogão e pincele com o azeite de fritar os alhos, quando estiver bem quente coloque  os bifes  e pincele-os também com azeite. Tenha em conta os pontos de cozedura, mas na minha modesta opinião nunca se deve deixar passar demasiado a carne de vaca em, pois fica dura. Vejam aqui uma dicas para obter melhores resultados.
  6. Depois de grelhados no ponto desejado retire os bifes e tempere com sal e pimenta, deixe repousar uns minutos antes de servir.
  7. Regue a carne com o molho e acompanhe com o arroz e uma salada de folhas verdes.
Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Ufa, tudo acabou em bem. Eu bem sei o que são essas aflições. Aposto que depois de comeres este teu prato ficaste bem melhor. beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Adorei a tua sugestão :).... Beijocas.,..

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou com optimo aspecto, bela refeição para recuperar energias

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante da tua sugestão!
    Imagino o stress por que se passa nessas situações!

    ResponderEliminar
  5. A maternidade tem momentos como este, inevitavelmente, mas é sinal de que os filhos seguem o caminho de crescimento.

    Gostei muito da sugestão.

    ResponderEliminar
  6. Os filhos são um pouco relapsos às vezes, eu sei. As mães, pobrezinhas, que os anjos consolem os corações destas mães preocupadas. Elas merecem! Que bom que está tudo em paz. O bife está lindo. Molho de coco? Absolutamente original, até mesmo para uma brasileira! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelas palavras de conforto :)
    mas o meu rapaz é fixe, pelo menos até agora não tenho tido razão de queixa.
    Quantos aos bifes, bem a carne também é de excelente qualidade, mas com o molho ficou com um toque mais exótico.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!