quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pataniscas made by Bimby

Dias que começam às 7:00am quando o despertador toca antes mesmo de termos conseguido dormir.
Dias que começam sem café porque nos esquecemos de encomendar.
Dias que começam a correr para levarmos os filhos à escola e chegarmos a horas ao trabalho são dias normais, para mim e para muita boa gente.
Não me posso queixar do trânsito (não há), nem da distância que tenho de percorrer entre casa, as escolas e o meu trabalho (menos de 4km) nem do tempo da viagem (cerca de 15 minutos com paragens).
Depois há dias em que chegamos ao trabalho e estamos a tentar recuperar duas semanas de atraso, ao mesmo tempo que, e vá-se lá saber porquê, toda a gente quer falar connosco.
Socorrrrroooo, eu consigo fazer tudo, mas uma coisa de cada vez sff.
A hora de almoço chega e há que aproveitar para ir às compras. Compras? Mas nem sequer fiz a minha lista habitual! Isto vai ser bonito, ai vai vai, metade das coisas vai ficar nas prateleiras.
Calma, sem stress, se passar em todos os corredores do supermercado (afinal não é assim tão grande) é impossível esquecer-me do que faz falta.
Depois das compras vai uma voltinha ao Mac Drive para comprar uma salada que pomposamente rebatizei de marítima (na verdade é oceânica).
Chego novamente ao trabalho levo as compras que necessitam de frio para o frigorífico da salinha de pessoal, e devoro a salada enquanto folheio a revista de Bimby de Fevereiro (afinal não acho tão má como dizem). Por fim bebo café com os colegas e estou pronto para mais meio-dia de trabalho.
Faço o percurso inverso, recolho os rapazes e vamos para casa.
Agora é tempo de arrumar as compras, acender a lareira e fazer umas pataniscas de bacalhau com arroz de grelos para o jantar.
Vou experimentar fazer na Bimby pela primeira vez, mas assim que vejo a receita do livro base vejo logo duas alterações a efetuar.
Acabo o dia de trabalho a arrumar a roupa passada a ferro e apesar de estar cansada, não me posso queixar de grande coisa nos dias que vão correndo ando em contraciclo, e isso é uma regalia.


Ingredientes
800 g água (não usei não cozi o bacalhau)
Um fio de azeite
400 g bacalhau demolhado (usei 500gr de bacalhau desfiado marca continente)
300gr de leite (em substituição da água)
10 pés de salsa
1 cebola
4 ovos
300 g farinha
pimenta preta moída na altura (acrescentei)
Sal q.b.

Preparação
1.Coloque no copo a água, o fio de azeite, a Varoma com o bacalhau e programe 25 min/Varoma/vel 1. Retire e reserve a água, (não fiz)
2.Desfie o bacalhau 2 seg/ /vel 4. Se quiser mais desfiado, repita esta operação. (tive que fazer várias vezes porque estava cru)
3.Pique a salsa e a cebola 5 seg/vel 5. Retire e reserve.
4.Coloque no copo os ovos, a farinha, 300 g da água reservada, o sal (tendo em atenção o sal do bacalhau) e programe 2 min/vel 5.
5.Adicione o bacalhau, a cebola reservada e envolva 15 seg/vel 3.
6.Frite as pataniscas em óleo abundante e escorra-as em papel absorvente.
Sirva com arroz de grelos, de feijão ou de tomate e...
Bom Apetite!

3 comentários:

  1. As tuas pataniscas ficaram com um óptimo aspecto.
    Sem dúvida transformam uma refeição num regalo!

    ResponderEliminar
  2. Lindas, perfeitas e super apetitosas amiga jà faz uns tempinhos largos que não como pataniscas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!