sábado, 28 de janeiro de 2012

Iscas ou se amam ou se detestam

De facto o fígado, quer seja de porco ou de vaca, é um daqueles petiscos de extremos. Quem gosta, gosta muito, quem não gosta não pode sequer cheirá-lo ao longe.
Como não podia deixar de ser cá a boa da Dora pela-se por umas belas iscas, o meu marido também gosta, mas talvez não tanto como eu.
De há uns tempos para cá habituei-me a ir a um certo talho, a carne e os enchidos são de boa qualidade, os empregados muito amáveis e o preço praticamente igual ao do supermercado. 
A singela diferença no preço é amplamente compensada por alguns pormenores como a qualidade dos bens e a sabedoria de quem acede aos meus pedidos especiais estando sempre disponível para me explicar coisas que só os cortadores entendem.
Depois de garantida a qualidade do fígado as iscas têm apenas dois segredos. Um deles começa precisamente no talho, têm de ser cortadas bem finas e outro acaba na frigideira, não devem cozinhar demasiado para não ficarem tipo sola de sapato.
Fazer uma refeição tipicamente portuguesa e tão saborosa é muito simples ora vejam.



Ingredientes (as quantidades dependem do número de pessoas)

Iscas de porco ou vaca (usei de porco)
Cebola
Alhos
Louro
Sal 
Pimenta
Vinho branco 
Vinagre
Azeite
Salsa
Batatas

Preparação:

De véspera coloque as iscas numa marinada com sal, pimenta, alhos, louro, vinho branco e um pouco de vinagre e reserve no frio.
Leve ao lume uma frigideira com azeite, escorra as iscas e quando estiver quente frite-as, não deixe cozinhar demasiado para não ficarem duras, retire-as e reserve.
Na mesma frigideira introduza as cebolas cortadas às rodelas vá cozinhando até amolecerem (se for necessário junte um pouco mais de azeite), depois adicione a marinada e cozinhe para evaporar o álcool introduza novamente as iscas envolva-as na cebolada. Retire do lume e sirva de imediato com batatas cozidas ou fritas e polvilhadas com salsa fresca.

Bom Apetite! 

2 comentários:

Obrigada pela vossa visita!