segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo receitas velhas? Sim e não. O importante é serem boas!

 Primeiro post do ano só pode ser para falar de coisas boas, porque para tristezas basta ligar a televisão. Assim desejo a todos os meus amigos e respectivas famílias um excelente ano de 2012, com saúde, conforto, paz e comidinha boa também.
A despedida de 2011 foi feita em casa com a famíla mais próxima, num jantar e almoço simples, mas que ainda assim deu algum trabalho, porque à excepção de um leitão que o meu marido decidiu e bem, encomendar, tudo o resto foi feito em casa.
Comecei na sexta-feira à noite com uma empreitada de meia-centena de rissóis de camarão e uma quiche, com a ajuda da Bimby fiz as massas (receitas do livro) que ficaram espectaculares.
No sábado de manhã fiz os croquetes também na bimby (receita do livro) não os contei, mas deviam ser bem mais que os rissóis, felizmente tive ajudantes panar tudo ufffaaaa.
Como lá em casa nem todos gostam de leitão, por isso fiz um rolo de carne delicioso e suculento, e é essa a receita que vou aqui deixar.
Na bimby fiz ainda arroz de cenoura e arroz-branco, experimentei a receita da mousse de chocolate e do leite creme, estão todas aprovadíssimas!
Como tinha cerca de uma dúzia de claras para aproveitar fiz umas farófias no micro-ondas que reguei com o leite-creme. A minha sogra que adora tanto as farófias como o leite-creme, ficou encantada com o aspecto das minhas e quando lhe disse como as fazia rápido, nem queria acreditar. Eu acho que ela está quase tentada a comprar uma Bimby também ! :)
Como no domingo não havia pão fresco, amassei na Bimby por duas vezes 500gr de pão branco do lidl e deixei levedar muito bem, fiz um pão simples e outro com chouriço alentejano. Não sei qual deles estava melhor. Para complementar as entradas cozi umas gambas e fiz ainda uns canapés de patê de atum.
Aqui fica uma foto da minha mesa, estava muito simples com uns arranjos de bagas do meu jardim, pau de canela atados com umas fitas que aproveitei das caixas das velinhas. Eu nou sou grande artista para estas coisas, mas a inspiração veio a semana passada, quando preparava a mesa para a ceia da consoada e decidi repetir na noite de passagem de ano.
 Espero que gostem e Bom Ano de 2012!


Jantar de passagem do ano - entradas

Rolo de carne com batatas novas

Rolo de Carne

Ingredientes:
1200gr de carne de porco picada
2 cebolas
5 alhos
1 ovo
5 fatias de bacon
1 cenoura grande
200gr pão ralado (feito na bimby ou no robot de cozinha e aromatizado com salsa, alho e coentros)
1 kg de batata primor
Salsa
Vinho branco
Sal
primenta
vinagre
Azeite

Colorau

Preparação:
Na bimby ou no robot de cozinha picar uma cebola com três alhos, a cenoura e dois pés de salsa.
Envolver este preparado na carne picada, juntar  quatro colheres de sopa de pão ralado o ovo inteiro e temperar com sal, pimenta e vinho branco. Misturei tudo na bimby na função de amassar, mas pode fazer o mesmo no robot de cozinha, ou então à mão.
Formar o rolo (dividi em dois) esfregar com vinagre (para não abrir) e cobrir com o resto do pão ralado. Embalar em película aderente (bem apertadinho) e reservar no frigorífico até à hora de assar.
Finalmente para assar pique uma cebola com três alhos disponha  no fundo da travessa regue com azeite e vinho branco, coloque por cima as fatias de bacon e depois o(s) rolo(s) de carne e as batas com pele e temparadas  a gosto. leve ao forno pré aquecido a 170ºC cerca de 45 minutos.

Bom Apetite e Bom Ano!

1 comentário:

  1. Belas iguarias tens aqui. Pois é parece que vemos as duas o mesmo canal, o outro foodnetwork, só vejo na casa dos meus pais, pois na minha, não tenho. Aquilo é um vício. bjs e continuação de bons cozinhados

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!