quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Crepes Chineses com Massa Filo e os Rolos de Hanoi

A minha busca pelos sabores orientais mantém-se, mas em lume muito brando, pois não tenho tido a disponibilidade necessária.
Não me recordo se já alguma falei disso aqui, mas se falei não faz mal repetir. Em França é normal nos restaurantes chineses servirem como entrada os Nems, rolos de carne picada e soja que se comem enroladas em folhas de alface e menta, com uma molho agri-doce. Uma maravilha!
Por cá nunca vi, servem-se os crepes com legumes que também são bons, mas que nada têm que ver com os Nems.
Mas foi num programa do Masterchef Australia que descobri que a origem dos Nems é vietenamita, mais concretamente da pronvíncia de Hanoi e por isso se chamam Hanoi Crisp Parcels.
Nesse mesmo programa assisti a confecção desta iguaria pelo conceituado Chef Luke Nguyen. A a receita em si não é complicada, ccomplicado é obter os ingredientes necessários, pelo menos na minha santa terrinha é mesmo muito complicado, para não dizer impossível. Exemplo disso são as folhas de massa de arroz, que nunca se avistaram por estas bandas.
Há tempos depois de ver um programa no 24 Kitchen, decidi que brevemente iria aventurar-me e experimentar com massa filo.
O resultado foi uma mistura de Crepe Chinês com Hanoi Crips Parcels e não saiu nada mal.
Ingredientes:
Carne de porco picada
Couve chinesa
Alho francês
alhos
Molho de soja
Sal
Pimenta preta
Massa filo
Clara de ovo
Ketchup
Açúcar mascavado
Vinagre balsâmico ou de arroz

Preparação:
Numa wok ou frigideira anti-aderente saltear a carne com os alhos até dourar, de seguida juntar a couve cortada em juliana e o alho francês às rodelas finas. Temperar com sal e pimenta a gosto e deixar saltear mais um pouco. Adicionar umas gotas de molho de soja a gosto, mas com cuidado para não salgar.
Estender as folhas de massa filo e cortar ao meio, ou no tamanho que desejarmos, rechear e agora o truque para selar as pontas do crepe é pincelar com clara de ovo, depois é só enrolar. Como eu não fiz propriamente um rolo, mas sim um quadrado a massa não tinha resistência suficiente para fritar, por isso levei os meus crepes ao forno médio até dourar.
Para o molho adicione ao ketchup um pouco de açúcar mascavado e se gostar pode juntar umas gotas de vinagre.
Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Quem não tem cão caça com gato, ou melhor dizendo, quem não tem massa de arroz cozinha com massa filo. Eu acho que ficaram com optimo aspecto e tenho a certeza que ficaram bons, a avaliar pelos ingredientes do recheio :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Coisas Minhas,

    Adorei a receita, parece ser fácil e deliciosa...

    Que Tenhamos Paz e Prosperidade...

    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  3. Miúda, eu amei a tua receita...um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Amiga simplesmente adorei esta rceitinha, ficou demais com esse molho por cima hummm....

    ResponderEliminar
  5. Achei-os muitissimo bem, como gostaria de provar um....
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!