quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Costeletas do Cachaço com Mel e Alecrim

Amanhã começa o Inverno, mas eu continuo a apreciar o sol que anda pouco tímido por estes dias.
Ontem foi o jantar de Natal do emprego do meu marido, ele não queria ir sozinho, eu não queria mesmo ir  por causa do Manecas, resumindo ninguém foi. O que é pena, porque além do convívio tenho a certeza que a comida era da boa , pois o restaurante que serviu o jantar é excelente (St.º Amaro da Sertã).
Para o compensar tentei fazer uma refeição saborosa e diferente. Penso que consegui, pelo menos a meu ver estava digna de um restaurante de topo, e como podem constatar pelas fotos tinha mesmo bom aspecto!
Com ingredientes simples e tradicionais (tirando o molho inglês) conseguem-se combinações maravilhosas  de sabores intensos. Espero que gostem.



Ingredientes:
4 Costeletas do Cachaço
Sumo de 2 limões
1 colher se dopa de molho inglês
8 alhos
Alecrim fresco
Pimenta cinco bagas
Sal qb
Pimenta 5 bagas
2 Colheres de sopa de mel
Azeite
2 Colheres de sopa manteiga sem sal
12 batatas médias
1 embalagem de grelos congelados
Amêndoas laminadas

Preparação:
No almofariz pise 4 alhos, com o sal e o alecrim, adicione o mel, o sumo de limão, o molho inglês a pimenta e um fio de azeite. Tempere a carne e deixe marinar cerca de uma hora.
Entretanto coza as batatas inteiras durante 10 minutos após levantar fervura. Retire do lume e escorra. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com azeite, 2 alhos e folhas de alecrim, deixe fritar um pouco e introduza as batatas bem escorridas, vá fritando em lume médio virando com frequência até ficarem douradinhas. Reserve quentes.
Coza os grelos com água e sal, escorrer bem. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com azeite e 2 alhos toste as amêndoas laminadas, introduza os grelos e saltei ligeiramente. Reserve quente.
Por fim para fritar a carne, aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de manteiga e azeite, quando estiver quente frite a carne até estar bem passada, mas sem queimar. Disponha as costeletas na travessa, verta a marinada na mesma frigideira e deixe reduzir o molho, passe-o por um coador e regue a carne com ele.
Na travessa disponha a carne a meio, as batatas de um lado e os grelos do outro. Enfeite com raminhos de alecrim e fatias de limão.
Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Ficou realmente bonito, as cores, a apresentação, nada a dever a um restaurante caro!

    ResponderEliminar
  2. A julgar pelo aspeto desta tua sugestão, ficou deliciosa!
    Desejo-te um Feliz Natal e um Bom 2012!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Estão com optimo aspecto as costeletas.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olha pra ela a sair da casca :) depois eu é que sou a prendada :) que belo jantar amiga, melhor que no restaurante só pelo conforto de estar em casa vale sempre a pena :)

    Beijinho

    Boas Festas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!