sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Arroz de Lulas com Camarão

A Troika que me desculpe, mas para mim estas semanas de apenas 4 dias valem ouro. Eu quero lá saber da crise e da falta de produtividade, estou saturada de ouvir sempre a mesma conversa.
Ver os noticiários é deprimente, são os assaltos, a crise do Euro e as barbaridades que as pessoas cometem umas contra as outras. Mas afinal o que é isto? Parece que anda tudo ensandecido!
É por tudo isto que dou cada vez mais valor aos dias que posso passar com a minha família. Dias em que posso demorar-me nas brincadeiras com o meu filho, dias em que não planeio fazer refeições, dias em que posso fazer tudo o que me apetece, ou não fazer rigorosamente nada.
Esses dias valem ouro, são dias em que posso ser livre, nem que seja por breves instantes.
Num desses dias não havendo nada planeado para o almoço, descongelei rapidamente duas embalagens de lulas limpas. A ideia era recheá-las, como me distraí com o passar do tempo, resolvi guisá-las para ser mais rápido. Toda a gente sabe que as lulas diminuem imenso, mas ainda assim 2kg para apenas duas pessoas é muita lula! Eu podia não ter feito planos para o almoço, mas mais coisa menos coisa já tinha jantar.



Ingredientes para 4 pessoas:
2kg de lula limpa
4 Lombos de pescada
12 peças de camarão grande
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 cebola grande
5 dentes de alho
2 tomates grandes (bem maduros)
1 ramo de coentros
1 medida e meia de arroz (caneca de leite)
sal qb
azeite qb
pimenta 5 bagas qb

Preparação:
Descascar e picar a cebola e os alhos, levar ao lume a refogar até alourar. Retirar a pele aos tomates e partir aos cubos, cortar os pimentos em rodelas finas e picar os coentros grosseiramente.
Seguidamente juntar os tomates ao refogado, temperar com pouco sal e deixar apurar uns 5 minutos.
Se necessário limpe melhor as lulas e adicione-as inteiras ao refogado, tape o tacho e deixe estufar durante 40 minutos em lume brando até ficarem macias. As lulas libertam muita água durante a cozedura, pelo que não deve ser necessário adicionar água para obter mais molho.
Junte os lombinhos de pescada, o camarão e os pimentos, depois de levantar fervura deixe cozinhar mais 5 minutos.
Coza o arroz  durante 10 minutos em água abundante temperada de sal e um fio de óleo,  Retirar o arroz do lume e escorrer antes de estar bem aberto.
Por fim juntar o arroz às lulas mexendo bem, deixe ao lume durante 1 minuto. Servir de imediato polvilhado com os coentros picados.
Bom Apetite!

 Dica: Como os tachos mantêm o calor durante muito tempo e para evitar que o arroz continue a cozer, quando já esta na mesa, transfira-o para outro recipiente de preferência um tacho em pirex, ou de barro e não o utilize a tampa.

7 comentários:

  1. Amiga concordo que bem que sabe estes feriadinhos sem horas para nada :)
    Gostei desse pratinho de lulas e com camarão faz toda a diferença.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Menina, as tuas lulas ficaram fantásticas...um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Quem bom aspecto, era ótimo para o meu jantar.

    Jinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Minha amiga
    Este arroz fiou com um ar super delicioso, faz mesmo crescer água na boca, de certeza que estava delicioso.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. E fazes tu muito bem em aproveitar os dias da melhor maneira que a vida não é só crise pois então...Este arrozinho hummm está do melhor amiga bem apetitosinho..

    beijokas e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  6. Adoro lulas, gosto de estufá-las com vinho e sumo de limão, um pouco de alho e cebola e está. Puré para acompanhar. Gostei desta ideia dos camarões, para uma refeição requintada.
    Ah, para mim, esta semana e a próxima, só têm 3 dias de trabalho. E não peço desculpa à Troika porque mereço bem a pausa! :D

    ResponderEliminar
  7. Que lindo aspeto tem este arroz. Deve ter ficado uma delicia. bj

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!