segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Actifry, o Sherek e as Cebolas

A maioria dos meus cozinhados é feita com recurso a refogados e ceboladas. Por isso acontece-me com frequência descascar cebolas e lembrar-me do Sherek!
E vocês pensam, que associação de ideias mais estranha. Mas na verdade tem uma explicação muito simples. O primeiro filme do Sherek, foi um sucesso tremendo, e a meu ver foi uma viragem no cinema de animação. Até ali os filmes de animação da Disney eram lamechas e destinados sobretudo às crianças, claro que os pais também gostavam de ver o Rei Leão como eu, mas o Sherek veio revolucionar tudo. A sátira às histórias tradicionais e as personagens do próprio Sherek e do Burro foram os principais responsáveis por esse sucesso.
Ainda hoje tenho sérias dúvidas se gosto mais da versão original, ou da versão portuguesa. Mas há uma passagem que não me sai da cabeça, num raro momento de filosofia o Sherek diz ao Burro:
SHEREK - “ Os ogres são como as cebolas…” pausa - pergunta o Burro:
BURRO - “Cheiram mal? Ou fazem-te chorar? Se os deixares ao sol começam a ficar castanhos e aparecem pequenos bocados de raíz?”
SHEREK - “Camadas. Cebolas têm camadas, ogres têm camadas, percebeste? Ambos temos camadas.”
E pronto, por causa disto sempre que descasco cebolas lembro-me do Sherek e penso que todos nós temos camadas, que por vezes são meros escudos protectores.
Filmes à parte, hoje venho mostrar três refeições que se podem cozinhar com o auxílio da Actifry.

Porco-Agridoce - Para esta carne basei-me numa receita de um livro que comprei no LDIL - WOK. Temperar as finas tirinhas de carne com sal molho de soja, sal, alho e pimenta moída. Aquecer durante 3 minutos, 2 colheres medida de óleo de amendoím, programar 5 minutos e fritar a carne, adiconar os cogumelos frescos laminados e o ananás e programar mais 5 minutos, por fim juntar os legumes (pimentos, cenoura cebola, alho francês) adicionar um pouco de caldo do ananás com açúcar, rectificar os temperos e programar mais 8/10 minutos. Vantagens: Prático Desvantagens: A carne seca.
Espetadas grelhadas - Temperar a carne a gosto e resrevar. Depois programar 20 minutos e retirar a pá. Ir virando durante o processo e se necessário retirar para escorrer o molho e gordura (eu tive que fazer isso, pois caso contrário começava a cozer em vez de grelhar) Vantagens: Muito prático e quase sem cheiros. Desvantagem: Seca um pouco mais a carne.
Alheira grelhada - Programar entre 6/8 minutos (depende do tamanho) e espetar a alheira com um palito em várias locais, para que não rebente e virar a meio para tostar de igual modo. Vantagens: Prático e rápido. Desvantagens: Nenhuma
Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Xiii que pratos mais apetitosos! E muito bem apresentados! E sim, eu também me lembro desse filme, acho que o vi ai umas... umas... umas quinhentas vezes. Eu sou fã de cebolas, não vivo sem elas. Uma vez fiz um post, sobre isso. Se quiseres espreita e ficas a perceber a minha relaçao com as cebolas. bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada amigas!
    Carla, vou espreitar essa cebolada! Eu adoro cebolas, cozinhdas e até cruas. Mas detesto quando elas são bravas e me fazem chorar que nem uma Madalena.
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Uuuaauuu....que bela refeição!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Querida,

    Adorei as dicas...Pratos lindos!!!

    Tenha uma semana Feliz!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  5. Qual das 3 a melhor???? Estão todas com um aspeto delicioso.
    Mas, hoje ´para o jantar pode ser a alheira!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Para a minha cozinha podem sair 2 doses de cada um dos pratinhos... estamos na hora do jantar e como tal... kkkkkk... é so esperar que cheguem em correio expresso!!!

    Eu nao consigo escolher 1 tinham de ser os 3 mesmo!!!!

    quanto ao shereck.... viu velo sempre ao cinema com os filhotes...
    ao contrario do rei leao que chorei feita doidinha, nos deste foi de rir!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Que optimas sugestões, tudo com um aspecto delicioso.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Então as minhas amigas, ficaram satisfeitas com o takeway? eh eh eh
    Beijinhos e obrigada pelos vossos comentários

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!