quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Frango no forno ao meu e ao jeito da Knorr

Para criticar o que seja há que ser conhecedor do objecto da nossa reflexão.
A tendência natural do ser humano é ficar de pé atrás relativamente a produtos ou ideias inovadoras. Lembro-me que isso aconteceu quando vi o anúncio do frango no forno da Knorr, em que a dita ave era cozinhada num saco de plástico próprio para esse fim.
Ser o "Velho do Restelo" com esta idade não é para mim, por isso numa destas visitas ao supermercado e ao passar pela secção dos condimentos e temperos, resolvi trazer os temperos sabores no forno para frango. Confesso que me deixei convencer pela promessa de uns assados suculentos, sem cheiros e sem sujar o forno. A ver vamos...
Cortei o frango em pequenos pedaços, coloquei dentro do respectivo saquinho (ainda pensei duas vezes) verti o preparado do tempero e claro, tive que dar o toque pessoal adicionando um pouco de vinho branco.
Não fiquei desiludida, muito pelo contrário, o frango estava bom e suculento, além disso não foi necessário adicionar qualquer tipo de gordura e o forno ficou limpinho!
Recomendo, especialmente para dias mais preguiçosos.


Tostadinho e saboroso

Pronto a ir ao forno





Ingredientes para 4 pessoas:
1 Frango (ou só pernas e coxas)
1 tempero sabores no forno de ervas aromáticas
1 dl de vinho
sal
1 medida de arroz
2 medidas de água
1 cebola
1 cenoura
200gr de ervilhas
azeite e sal qb

Preparação:
Corte o frango e coloque dentro do respectivo saco, junte o preparado do tempero e adicione o vinho branco e uma pitada de sal. Espalhe bem o frango dentro do saco para que todas as partes se envolvam com o tempero, quando for ao forno deve-se ter o cuidado de colocar com a pele virada para cima e de fazer uns pequenos furos no saco para que este possa libertar vapor enquanto cozinha.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 50 minutos. Uma vez que o frango está a cozinhar no próprio molho, não fica tostado por igual, por isso ao fim desse tempo retirei-o do saco e voltei a levar ao forno para tostar mais.
Hoje voltei a usar a Actyfry, porque frango assado pede sempre a bela da batatinha frita e estas não fazem tanto mal.
O aacompanhamento principal foi um arroz de cenoura com ervilhas. É muito simples de fazer, primeiro um refogado apenas com cebola e azeite, quando a cebola está translúcida adiciono a cenoura ralada e as ervilhas tempero com sal e deixo refogar um bocadinho. A seguir junto o arroz para fritar e vou mexendo cuidadosamente, enquanto fervo à parte as duas medidas de água para o arroz. Deixo cozinhar em lume brando até absorver quase toda a água e retiro do lume.
O calor que o tacho liberta é suficiente para fazer abrir o arroz, sem que este fique espapaçado. Por vezes, quando vejo que está demasiado quente, até retiro a tampa por uns instantes.
Não se esqueça de acompanhar com uma salada verde e uns tomatinhos cherry e...

Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!