segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Almôndegas com farinheira

Nem sempre corre tudo bem na vida e na cozinha é a mesma coisa. Como não tenho problemas de auto-estima vou partilhar convosco esta receita de almôndegas, que como a minha irmã diz, "não ficou terrível", mas não sei se volto a repetir.
Costumo fazer as deliciosas bolinhas de carne de uma forma muito simples, com a carne picada apenas temperada com sal, pimenta envolvida em pão ralado e ovo, cozinhadas num refogado à base de tomate fresco com um ramo de salsa.
Desta vez lembrei-me de misturar um resto de farinheira que tinha no frigorifico, infeliz ideia...O enchido sabia demasiado a fumeiro e deu um travo muito forte à carne e ao molho, tentei disfarçá-lo com louro, ervas de provence e um generoso ramo de salsa, e dei graças a Deus por não ter mais temperos no despenseiro.
No fim penitenciei-me por ter cedido à tentação de mudar aquilo que, apesar de simples é saboroso e sublime.


Ingredientes para 16 almôndegas

1Kg de carne de porco picada
1/2 farinheira - (Quem quiser correr o risco)
2 tomates maduros (frescos ou congelados)
1 cebola grande
5 dentes de alho
1 folha de louro
salsa
ervas aromáticas a gosto
Sal qb
Pimenta qb
pão-ralado qb (pode usar aromatizado com alho ou ervas)

Descascar a cebola e os alhos, picar e refogar com azeite e o louro até alourar, depois juntar o tomate partido aos cubos e sem pele e deixar cozinhar.
Temperar a carne com sal, pimenta preta moída na altura, juntar a farinheira sem pele, o ovo e envolver bem, adicionar o pão ralado até conseguir fazer as bolinhas.
Por último deite as almôndegas no refogado adicone o ramo de salsa e deixe cozinhar em lume brando,vá agitando o tacho para não se pegarem, se necessário adicione um pouco de água.
Acompanhe com arroz branco ou esparguete.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Boa noite. Hoje, fiz esta sua receita, com algumas alterações, e ficou excelente. Não achámos "extravagante" o sabor da farinheira talvez porque cá em casa adoramos esse tipo de enchido, contudo as alterações não alteraram muito a receita original. Obrigado pela dica. Mais logo será publicada nos meus Blogues.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!