quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma tarte tatin para impressionar os amigos

Se querem uma tarte saborosa e tão fácil de preparar, que até eu a consigo fazer sem pensar que o autor da receita me está a querer enganar, fiquem de olho nesta que vou partilhar convosco.
Sim, às vezes, talvez demasiadas, quando experimento alguma receita pela primeira vez fico cheia de dúvidas e penso que será impossível aquilo transformar-se em algo próprio para consumo humano.
A verdade é que não sou muito prendada nos doces, isso é mais para a minha irmã que tem duas varinhas de condão no lugar das mãos. Já eu consigo ser bastante desastrada e isso justifica-se com o facto de ser a terceira e última filha dos meus pais, tendo que me sujeitar às sobras dos atributos dos meus irmãos, apesar de tudo não me posso queixar.
É claro que já tinha visto um sem número de receitas de tartes tatins, da mais clássica à mais versátil, mas foi num episódio do Ingrediente Secreto que disse cá para os meus tachos: Yes we can!
Esta foi para adoçar a boca dos meus meninos, já que eu voltei à dieta, mas também poderá ser para agradar a uma sogra gulosa, ou impressionar aquela amiga que tem a mania que é melhor cozinheira que nós.
A versão com maçã
Primeira experiência com bananas

Ingredientes:
1 placa de massa folhada
3 bananas ( outra fruta a gosto pêras, maçãs, pessêgos)
Açúcar qb ( o suficiente para cobrir o fundo da tarteira quando derretido)
canela em pó qb
manteiga 5 cubos
Preparação:
  • Barrar uma tarteira com manteiga;
  • Derreter o açúcar numa frigideira até fazer o caramelo, juntar 2 cubos de manteiga e as bananas cortadas ao meio até caramelizarem bem;
  • Verter este preparado para a tarteira, dispor a fruta de forma a cobrir todo o fundo, polvilhar com canela juntar mais 3 cubos de manteiga;
  • Cobrir a tarteira com a massa folhada levar ao forno pré aquecido a 200ºC, cerca de 20m ou até a massa folhar. Para não desperdiçar massa, usei um pirex rectângular e dobrei a placa de massa, ficou duplamente folhada.
  • Pode servir simples ou com gelado de baunilha.
Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Parece mesmo deliciosa a tua tarte, que maravilha!
    Gosto imenso de sobremesas que levem fruta.

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta tarte... K aspecto delicioso!!!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua versão ;)
    Excelente aspecto!
    Beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não resisti e adicionei uma foto da tarte de maçã que fiz ontem.
    Eu não comi, mas ouvi dizer que estava muita boa!!!

    ResponderEliminar
  5. ESta é daquelas receitas que não tem como falhar. E pode-se variar tanto. Uma das minha favoritas. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Como eu te percebo... Também vim em terceiro lugar e fiquei com as sobras... Mas parece que com treino vamos lá. Acho que ficaram bem bonitas e não tens de te envergonhar, pois já vi chefes de cozinha a fazerem coisas bem piores. Portanto de mim levas nota máxima. E a tua mana podia emprestar-te uma das varinhas, já que tem duas... bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá e Bom dia!
    Por vezes quando experimentamos pela primeira vez qualquer receita, e se porventura é com algum propósito, dá até um friinho na barriga. Mas se tudo corre bem! a
    Até nos achamos o máximo. É sempre saudável experimentar. Tenho andado muito ausente amiga, mas não a esqueço. Um dia deste venho aqui tomar um chá e trago uma delicia de torta, do livro Laura Santos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Mas que tarte com aspecto tão delicioso!! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!