segunda-feira, 7 de maio de 2012

Almondêgas tipo Gordon Ramsay

E finalmente, as almôndegas!
Isto é o que hão de pensar algumas amigas ao lerem este post, pois há semanas que esperam pela receita.
Que me desculpem todas, mas no meu blogue mando eu! Aqui as receitas são sempre acompanhadas por histórias, ou estórias (ainda não me habituei a palavras novas) e não surgem a pedido, mas sim da inspiração da autora.
Porque isto de ter um blogue é muito giro e tal, mas quando os vizinhos, amigos e conhecidos começam a seguir as publicações, a responsabilidade começa a pesar "nas minhas panelas".
Acima de tudo gosto de partilhar receitas e histórias genuínas, mas que não sejam banalidades.
De maneiras que por isso, ou porque simplesmente não me apetece, passo longos períodos em que não publico nada.
Depois, quando regresso, vejo que a vale a pena ter paciência e ser autêntico, porque as pessoas ainda apreciam isso.
Então aqui fica a receita destas bolas de carne ao estilo do Ramsay. E para verem como são as coisas, mais concretamente os gostos - eu adorei, mas o meu marido disse que "não estavam assim tão boas"... O que tu precisas sei eu meu menino...



Ingredientes para 16 und aprox.1 kg de carne de vaca picada (ou porco ou metade/metade)
2 colheres de sopa de pasta de tomate
300gr de tomate triturado
1 cebola
5 alhos
1 raminho de salsa
1 folha de louro
Pão ralado qb
ervas aromáticas a gosto
+/- 100 ml de natas
Sal
Pimenta
Azeite
Queijo emental

Preparação:Primeiro passo para umas almôndegas suculentas é escolher uma carne que tenha um pouco de gordura. Ao cozinhar a gordura vai derreter, se não tiver gordura é a carne que perde os seus sucos durante este processo.
• Temperar a carne a gosto com o sal, a pimenta, a salsa e o alho picados finamente, as ervas aromáticas e juntar as natas e a pasta de tomate e envolver bem.
• . Formar as almôndegas com ajuda do pão ralado mas sem apertar muito para que não fiquem duras e reservar pelo menos 1 hora para que tomem gosto.
• Aquecer uma frigideira com azeite e a folha de louro, colocar as almôndegas e alourar bem de todos os lados. Retire e reserve para uma travessa de ir ao forno.
• Na mesma frigideira juntar a cebola picada deixar refogar 3/4 minutos, junte o tomate triturado retifique e cozinhe por 5m em lume médio.
• Verta este preparado por cima das almôndegas, polvilhe com o queijo emental e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 12m.
Sirva com puré de batata e  bom apetite!

17 comentários:

  1. Ficaram perfeitas as tuas almondegas!

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adoro almondegas :) e estas devem estar deliciosas.
    Quando tiver um tempinho passe no meu blog http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de almôndegas e gosto das receitas do chef Ramsay (já fiz uns hamburgers dele que continuam a fazer furor cá em casa). E estão com um óptimo aspecto!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Também passo por isso cá em casa!
    Às vezes faço uma refeição que tanto me orgulho e o meu marido a dizer que não é nada assim tão especial para ir para o blog, olha que isto, hein!!!!!
    Para mim as tuas almondegas estão perfeitas, não me importava nada que as partilhasses comigo!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. ohhhhh Minha querida, as tuas almondegas estao com um aspecto simplesmente delicioso... Sabes o meu marido quando eu faço algo fora do normal quando saio da comidinha que ele esta habituado começa logo com coisas ehehehe lembro-me uma vez que fiz bacalhau com leite (ele nao gostade leite) mas eu enganei-o pq aquilo vai ao forno a gratinar e olha... comeu e repetiu e disse que estava muitoooo bom ... Homens!!

    Nao ligues!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá, adorei esta receita, ficaram lindas ! Quanto aos homens, é sempre a mesma coisa... Olha, o meu tem a mania que não gosta de pescada, se els soubesse quantas vezes já comeu... Ih! Ih! Ih!
    Quanto á tua introdução, tens toda a razão, o que escrevemos num blog é para ser sentido, e não apenas porque temos de postar alguma coisa, é isso que sem duvida marca a diferença.
    Beijinho desta tua amiga
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena dos homens ao ler os vossos comentários!!!! Eh eh eh!!!
    Coitados, eles são assim por natureza, não há grande coisa a fazer. Mas é bem feito que os consigam enganar só para eles não terem a presunção de pensar que podem fazer critica gastronómica!
    Obrigada malta, vós sois gente simpática à brava!!!

    ResponderEliminar
  8. normalmente faço as almondegas numa frigideira enorme onde depois coloco o molho de tomate. Mas assim com queijinho no forno também deve ser bom :)

    ResponderEliminar
  9. mas o chef nao as faz assim lol receita enganada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí o título "tipo"! Quem quiser as receitas certas do Gordon Ramsay e dos outros chefs, que compre os livros, que é o mesmo que eu faço!!!! lol lol lol

      Eliminar

Obrigada pela vossa visita!