segunda-feira, 21 de maio de 2012

Açorda mais ou menos Alentejana

Acho que os desejos por comida não são apenas apanágio das grávidas, quando estive grávida não me lembro de ter tido qualquer espécie de desejo que não tenha habitualmente.
Fruto de um desejo que começou por culpa do Chakall. foi esta açorda. Na sua página do Facebook o Chef lançou um desafio que consistia na criação de uma entrada com base nas migas alentejanas, às quais deveríamos acrescentar ovo batido  e camarões. A receita ficou-me aqui, atravessada nas goelas, e assim que pude experimentei. Como é óbvio tive que inventar mais um pouco e em vez de sair uma espécie de tortilha de migas, saiu mais uma espécie de açorda que não foi entrada, foi acompanhamento para um entrecosto "frito" na Actifry.
Depois fiquei a matutar na açorda típica - no cheirinho dos coentros e o sabor do alho, acompanhados com aqueles ovos escalfados que soltam a gema líquida quando lhes metemos a faca hummmm uma verdadeira iguaria.
Como diz o Chakall e bem quanto a mim, na cozinha não há verdades absolutas, cada um faz à sua a maneira e com os ingredientes que tem mais à mão, e foi assim que se confeccionou esta simples mas deliciosa refeição.


Ingredientes:
3 bolas de mistura (ou outro tipo pão a gosto)
3 ovos
4 dentes de alho
1 raminho de coentros
Azeite qb
Opcional
300gr de Camarão para cozer
1 piri-piri

Preparação:
  • Cozer o camarão em água a ferver com sal e o piri-piri. Retirar passar por água fria e reservar a água de cozer.
  • Cortar o pão em fatias finas e demolhar com água de cozer os camarões.
  • Num tacho anti-aderente refogar os alhos picados finamente com azeite.
  • Escorrer o pão e juntar ao refogado, em lume brando ir mexendo para desfazer o pão e ligar todos os ingredientes. (se for necessário adicionar mais água para não ficar seco).
  • Por fim junte os coentros picados, envolva bem, retire do lume e coloque numa travessa de servir.
  • Leve a ferver a restante água de cozer os camarões, ou água nova, parta os ovos um a um e vá deitando cuidadosamente na água e deixe cozer não mais que 2 minutos, ou até a clara ficar branca e consistente. Retire com ajuda de uma escumadeira.
  • Coloque os ovos escalfados por cima de açorda, regue com um fio de azeite, polvilhe com coentros picados e sirva de imediato.

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Adoro açorda, minha avo fazia mts vezes quando eu era criança, e esta tua ficou maravilhosa amiga, belas recordações me tràz este teu pratinho, amei!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. E que boa que deve ter ficado.Excelente aspecto!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Tão mas tão boa :):) Adorei! E deu-me cá uma fome :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto, que quase senti o gosto dos alhos e coentros, que bom!!!Beijinhos.

    P.S : Sei que não estou grávida:))

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso desta sugestão! Bjoca

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!