segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cabrito no forno à minha maneira

Passou o dia de S. Valentim, está a acabar o Carnaval e o meu humor não continua muito em alta e isso também se reflete nas poucas publicações no blogue. Há fases assim, e apesar de tentar não valorizar muito o que sinto as minhas preocupações só me trazem cansaço...
Também não tenho tido oportunidade para comentar as cozinhas amigas, mas continuo a espreitar e a ver que anda por aí muita cozinheira de mão cheia, bom trabalho meninas!
Apesar de tudo as refeições aconchegantes não têm faltado cá em casa e as visitas de sábado ao mercado municipal também não. Oque tem valido muito a pena, porque não há nada como alfaces, coentros e agriões biológicos para me devolverem o ânimo numa salada daquelas.
O assado que trago é do mais simples e saboroso que se pode fazer para uma refeição de domingo.
Há quem revele alguns receios ao confecionar cabrito, mas para mim isso não tem grande segredo e sai sempre bem.
Na verdade este é um daqueles pratos que nunca ninguém me ensinou a temperar, bastou-me o paladar para me levar os ingredientes principais e por isso os temperos são mais ou menos a olho.

Cabrito assado

Ingredientes 1/2 Cabrito
1 cabeça de alhos
Colorau
Vinho branco
Sal grosso
1 piri-piri
Folhas de louro
Azeite
Batatas para assar

Preparação:
Juntar todos os ingredientes (à excepção do azeite e do louro) no copo da varinha mágica, triturar e verter sobre o cabrito previamente lavado e cortado, junte também as folhas do louro. Deixar marinar de um dia para o outro ou pelo menos umas 12 horas.
Ligue o forno e aqueça até aos 170ºC regue o cabrito com azeite acrescente as batas cortadas aos cubos (ou batata nova com pele) e leve ao forno cerca de 1h30, vire a meio do tempo para tostar de ambos os lados, vá regando e envolvendo as batatas com o molho para que tomem gosto.
Sirva quente com grelos e um bom vinho tinto e Bom Apetite!







6 comentários:

  1. Lamento que ainda estejas nessa fase... bem sei do que falas pois também muitas vezes a tenho...Mas não desanimes e ocupa-te com coisas que te façam feliz e logo essa fase irá passar. O teu cabrito ficou o maximo, muito apetitoso

    recebe um beijinho e tem uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana! Ao pé de ti eu não tenho nada para me queixar. São várias situações que ao fim de algum tempo deixam mossa e que nos fazem quebrar, mas nada que não se consiga ultrapassar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É uma refeição que me agrada imenso, pode ser que te levante o astral!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!