quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Up-grade à receita da Pizza


O último post de 2011 foi para partilhar uma pizza caseira que fiz com o auxílio da minha Bimby. Naquele dia estava atrasada com o jantar e não dei o tempo necessário para a massa levedar, comecei a stressar e confirmei a veracidade da máxima "a pressa é inimiga da perfeição".
pelo menos consegui perceber o que não correra bem com aquela receita, para poder melhorar da próxima vez que a fizesse.
Esta semana ando atarefada a planear a festa de aniversário do Manecas, já fiz a grande maioria das compras, já decidi que o bolo será feito em casa.
Aproveito as noites, depois de deitar o rapaz, para fazer os salgados que se podem congelar, como os rissóis e massas para quiche. Na terça-feira e já que estava numa de fazer massas, voltei a fazer a massa da pizza e deixei a levedar no frigorífico para utilizar no almoço do dia seguinte. Só vos posso dizer que o resultado foi absolutamente fantástico. Fiz duas enormes pizzas sobrou imenso e levei para os meus colegas de trabalho, que ficaram todos satisfeitos.
Resultado, gostaram tanto que vou ter de fazer mais duas para uma festa surpresa de aniversário de uma pessoa muito estimada no trabalho, e que está a atravessar uma terrível fase da sua vida.
Deixo-vos com o up-grade da receita e os aspetos que corrigi.


Ingredientes:
Massa (receita base do livro da Bimby)
400 gr de farinha
220gr de água morna
30 gr de azeite virgem
20gr de fermento de padeiro (coloquei as 25gr da embalagem)
Molho de Tomate (receitas adaptadas do livro da Bimby)
1 Kg Tomates frescos e maduros1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
Óregaos
Tomilho
1 colher de chá de açúcar
1 colher ce chá de sal
Recheio da Pizza
2 queijos frescos de mozzarella
queijo mozzarella ralado
bacon
Acrescentei o fiambre
cogumelos frescos laminados
Preparação:
Massa
Passo 1
Coloque no copo a água, o açúcar, o fermento e programe 20 seg/vel 2.
Passo 2
Junte a farinha, o azeite, o sal e programe  /vel  . Reserve a massa numa forma de bola. Cubra a massa com película aderente e deixe levedar durante 2 horas.
Levedou durante a noite até à hora de almoço frigorífico
Molho de Tomate
Passo 1
Coloque no copo o tomate bem escorrido, a cebola, o alho, a cenoura e programe 25 min/Varoma/  /vel 1, coloque o cesto sobre a tampa para evitar salpicos.
Junte as ervas e o sal pelo o bocal, aguarde 2 minutos, coloque o copo de medida e misture 1 min/vel 8.
Fazer a pizza
Esta quantidade de massa deu para duas pizzas que fiz nos tabuleiros do forno.
 Numa bancada enfarinhada, estenda a massa bem fina  com uma forma rectangular (ou duas redondas de 30cm)e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e molde um rebordo com os dedos à volta da massa.
Os cogumelos frescos têm outro sabor mas libertam muita água ao cozinhar, por isso a primeira pizza que fiz ficou com muito liquido. Desta vez, reguei um tabuleiro com azeite coloquei os cogumelos temperei com sal e oregãos e levei-os ao forno enquanto este aquecia, não só ficaram mais sequinhos como tomaram gosto.
Espalhe o molho de tomate sobre a base das pizzas Recheie a gosto com os cogumelos o queijo e o bacon e leve ao forno pré aquecido a 230ºC durante 10 minutos mais ou menos ou até ficar com o queijo derretido e tostadinha.

Bom Apetite!

3 comentários:

  1. E podes também fazer uma pizza para mim, eu deixo-te :)

    ResponderEliminar
  2. Qual é o próximo dia de pizza aí em casa?
    Maravilhosa!

    Deixei um desafio para ti no meu blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que pizza fantástica. Deve ser deliciosa.
    Parabéns pelo teu cantinho, fiquei fã :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!