quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Costeletas de porco com redução de vinho tinto e vinagre balsâmico

Agora ando numa fase de experimentar as tão faladas reduções. Já que as reduções nos nossos orçamentos familiares são o prato do dia, porque não fazer as ditas cujas nos pratos do dia a dia.
Posso dizer que já fiz algo parecido com uma redução numas costeletas de novilho, só que a coisa não saiu lá muito bem de aspeto, mas de sabor até estava bastante aceitável.
Mesmo não tendo saído uma grande habilidade consegui (penso eu de quê) entender porque é que o molho não ficou homogéneo e a gordura se separou do resto.
Resolvi experimentar de novo, só que desta vez com costeletas de porco e já correu melhorzinho sim senhor, vai daí venho partilhar convosco.
Espero que gostem das minhas migas também!


Para cozinhar este prato não medi os ingredientes e como não segui qualquer receita, foi tudo feito como se costuma dizer - a olho.

Ingredientes:
Costeletas de porco
Alecrim fresco
sal
pimenta
alhos
azeite
manteiga
vinho tinto de boa qualidade
vinagre balsâmicos
mel

Migas
Couve Portuguesa
Broa de milho
Amêndoa laminada 
Alhos

Temperar a carne com sal e pimenta.
Aquecer o azeite numa frigideira com os alhos e as folhas de alecrim, quando estiver bem quente fritar a carne de ambos os lados até ficar bem passada. retire a carne e reserve.
Na mesma frigideira verta um pouco de vinho tinto, umas gotas de vinagre balsâmico e uma colher de sopa de mel (mais ou menos) vá mexendo até evaporar o álcool e ganhar uma consistência ligeiramente viscosa. retire do lume, passe por um coador e junte um cubo de manteiga, cerca de 10 gr. para aveludar o molho. Sirva sobre a carne.
Para as migas pique finamente dois alhos e leve ao lume com azeite até ferver ligeiramente. Numa travessa disponha as couves previamente cozidas e cortadas aos pedaços, desfaça pequenos pedaços de broa e junte as amêndoas laminadas e regue com o azeite preparado anteriormente.
Sirva bem quente e acompanhe com o vinho tinto que utilizou para fazer a redução.
Bom Apetite!

2 comentários:

  1. ola minha amiguinha!!!! hummm mas que belo pratinho!!!! mmnhammmm :p adorei adorei o vinagre balsamico fica sempre bem!!! ja me tornei tua seguidora!!! vou passar por ca mais vezes!!!! ***********

    PS: procura lá as capsulas!!!**

    ResponderEliminar
  2. Temos de experimentar muitas vezes, pois nem sempre as receitas ficam bem à primeira. Até mesmo aos ditos chefes de cozinha acontecem percalços. A avaliar pela foto, parece-me que ficou bem saboroso. A tua sugestão do parmigiano foi aceite de bom grado. Adoro queijo ralado por cima da massa, mas o malvado tinha-se acabado e puf... Esqueci de voltar a comprar. bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!