sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Trouxas de Banana em Massa Filo

Era uma vez, duas, três, quatro bananinhas que estavam tristes e sós na fruteira, por isso juntaram-se à canela e ao açúcar, tomaram um pouco de vinho e enroscaram-se numa mantinha de massa.
Este post conta a história de um doce crocante que perfuma a casa, qual vela de cheiro.
A receita original vem na revista "Mulher Moderna na Cozinha" de Outubro, mas como não podia deixar de ser, tive que dar o ar da minha graça, juntando-lhe mais uma pitada disto e um cálice daquilo.
Espero que gostem, apesar de o meu marido me ter dito que "o sabor era demasiado forte e intenso, que se calhar ficava melhor com maçãs". Também hei-de experimentar, mas isto foi uma forma simpática de me dizer que não gostou... It´s life! Eu por acaso até gostei, e muito.

Ingredientes para 4 trouxas:
4 bananas
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar
4 folhas de massa filo
Canela em pó e gengibre (ralei gengibre fresco)
2 cálices de vinho tinto (de boa qualidade)

Preparação
Descasque as bananas e corte-as às rodelas. leve ao lume a manteiga, junte as bananas, o açúcar e uma pitada de canela em pó, outra de gengibre e salteie um pouco. Depois adicione o vinho e deixe reduzir até evaporar o álcool. Reserve metade parte do recheio para colocar por baixo das trouxas quando as servir.
Ligue o forno a 160Cº, dobre as folhas em 4 e coloque-as dentro das formas de queques ou empadas (eu usei de silicone) recheie com o preparado e leve ao forno até começar a corar. Depois retire das formas e coloque directamente no tabuleiro do forno para que tostem por inteiro.

Bom Apetite!

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita!