terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pato com maçãs salteadas e cogumelos

Quando estou a assitir aos programas do Masterchef Australia, ou Portugal fico sempre admirada com a capacidade que os concorrentes têm para superar os desafios quando estão sob enorme pressão.
Frenquentemente dou por mim  a pensar que se estivesse na posição deles, nem um ovo conseguiria estrelar, quanto mais recriar um prato de autor ou fazer algo de novo.
Mas a verdade é que quando gostamos realmente de algo e o fazemos com dedicação, conseguimos superar quase todos os obstáculos.
Desde o inicio da semana passada que vi uma receita de pato que me deixou a salivar e em pulgas para experimentar.
Lá fui às compras na esperança de encontrar peitos de pato, mas o melhor que consegui foi metades de pato. Fiquei muito satisfeita, por norma raramente encontro o que preciso, são os constrangimentos de viver numa cidade pequena.
Munida da minha receita lá começo eu a preparar o jantar de sexta-feira. Upsss!!! Não havia marmelos, "no prolema" tinha maçãs bastantes ácidas e grandes, depois vi que os peitos de pato eram demasiado pequenos, ok temperam-se as pernas e coxas também!
Estou demasiado cansada, e se em vez de fritar o pato na frigideira o metesse a assar no forno?
Boa ideia, mais saudável e menos trabalho para mim. Fui buscar o meu tabuleiro da Tefal, foi bem caro mas é mesmo bom, graças à sua grelha os assados não estão em contacto com o molho e é muito fácil de lavar.
E foi assim, o resto já vos conto a seguir.


O pato e o prato
Preparar as maçãs
Ingredientes:

2 peitos de pato
2 pernas e coxo
colher de sopa de azeite
2 dl de natas
1dl de vinho da Madeira (usei vinho do porto)
1 colher de chá de farinha Maizena
4 marmelos (Maçãs aproximadamente 1 kg)
sumo de 1 limão
1 pau de canela
100g de açúcar
1 colher bem cheia de manteiga
folhas de tomilho frescas
sal e pimenta
água

Preparação:

Descascar, partir em metades e retirar as sementes às maçãs e colocá-las num recipiente com água e sumo de limão para não oxidarem. Seguidamente colocar numa panela cobrir com água e cozer com 1 pau de canela e 100g de açúcar. Assim que estiverem cozidas retirar do lume.
Levar uma frigideira ao lume com a manteiga, e alourar as metades das maçãs de ambos os lados.
Fazer, na pele do pato, uns cortes cruzados na diagonal. Temperar com azeite, sal, pimenta e folhas de tomilho frescas.
Colocar no tabuleiro e levar ao forno pré aquecido a 180C com a pele virada para baixo. Deixar assar até ficar bem douradinho, voltar a carne e deixar alourar do outro lado também. Retire do forno reserve o pato e aproveite o molho do tabuleiro.
Levar uma frigideira ao lume com parte do molho do pato, adicionar as natas, o vinho da Madeira (Porto), a Maizena. Deixar engrossar o molho e rectificar os temperos (sal e pimenta) se este encaroçar passe pela varinha mágica.
 Por fim fatiar o peito do pato e servir regado com o molho de natas, com o marmelo salteado e com uns cogumelos rolados em bacon e queijo.
Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!