quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Gratinado de bacalhau com crosta aromatizada

Olá amigos!
Alguém me sabe dizer se estamos no fim do inverno ou no inicio da primavera? Já vejo árvores em flor, pássaros a namoriscar, os dias já são maiores, mas por outro lado as noites e as manhãs continuam frias e de dia tanto está sol, como chove, isto pode ser complicado especialmente na hora de escolhermos a farda para ir trabalhar.
Deixo de lado as indecisões do tempo, para vos apresentar a receita perfeita para a expressão - fazer render o peixe. 
Dois lombos de bacalhau, três bocas para alimentar (duas das quais sempre famintas) e a preocupação de não cometer excessos calóricos... a tarefa não prometia ser fácil, mas apesar do silêncio que obtive do outro lado da mesa e a avaliar pelas vezes que a colher foi à travessa, parece-me que foi provada e aprovada
Para esta receita aproveitei imenso pão duro que ralei na Bimby juntamente com alho, salsa e coentros e ainda guardei uma boa quantidade dele no congelador com um pouco de azeite faz umas crostas fantásticas.


Ingredientes:
2 lombos de bacalhau
1 kg de batata para cozer
1 cebola grande
4 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
600gr de leite
30gr de farinha
20 gr de manteiga (usei azeite)
azeite
sal
pimenta noz moscada
sobras de pão duro- ralar com salsa, alho e coentros

Preparação:

  1. Descasque e corte as batatas à rodelas finas, é importante que tenham mais ou menos a mesma espessura para cozinharem por igual. Coloque uma panela com água e sal ao lume, quando levantar fervura coloque as batatas e depois de ferver novamente coza por 3 minutos. Escorra e reserve.
  2. Prepare o bechamel, fiz na bimby depois de ralar o pão e sem lavar o copo, ficou com pedaços de ervas. A quantidade de leite é superior à da receita do livro, porque eu queria um molho mais líquido para penetrar melhor nas batatas.
  3. Manualmente - derreta a manteiga e incorpore a farinha misture bem (desta forma não vai ficar com grumos) depois junte o leite deixe cozinhar mexendo sempre até engrossar, no fim tempere com sal, pimenta e noz moscada.
  4. Corte a cebola e o pimento às rodelas finas e leve a refogar com um fio de azeite, quando a cebola tiver quebrado um pouco junte o bacalhau desfiado e deixe cerca de 8 minutos em lume médio.
  5. Pincele uma travessa de forno com azeite, disponha uma camada de batatas a seguir a cebolada com o bacalhau e um pouco do bechamel. Coloque as restantes batatas o bechamel e termine com a crosta do pão ralado com um pouco de azeite. Leve ao forno pré aquecido a 170ºC cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e sirva com uns grelos ou broculos cozidos.
Bom Apetite!


9 comentários:

  1. Gostei muito desta tua sugestão, que delícia deve ser!

    ResponderEliminar
  2. Este bacalhau ficou uma delícia!! Que bom aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Esse bacalhau está uma tentação...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Deu água na boca. Só pode ter ficado bom demais.
    bjo

    ResponderEliminar
  5. Adoro bacalhau e achei este uma delicia, bem ao meu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Que receita deliciosa!
    Atribuí-te o Selo do Liebeter Award :D passa no meu blog:
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/2013/02/liebster-award.html
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Delicioso, adoro bacalhau e assim parece maravilhoso...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Nós adoramos o bacalhau assim lá em casa!! Está mesmo apetitoso :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!