quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lombos de Salmão com Laços de Espinafres e Pinhões

Olá malta!
Estou com um pequeno problema e tenho quase a certeza que não serei a única.
Ainda hoje é quinta feira e já não sei como vou conseguir dar a volta à questão de não se poder comer carne até sábado.
Não é por mim, que eu  podia comer só vegetais e ser a pessoa mas satisfeita do universo, mas o meu marido tem uma certa alergia a estas coisas e não pára de se lastimar.
Ao ver os blogues vizinhos lá se vai retirando uma ideia aqui, outra ali e mais coisa menos coisa, fica-se com uma mão cheia de boas receitas para experimentar.
Se há tempos andei pouco inspirada em termos culinários, neste momento estou a atravessar uma fase boa, não digo que tenha cozinhado pratos extraordinários, mas tendo em conta o tempo que tenho passado na cozinha, estou bastante satisfeita com os resultados.
Num destes serões estava a ver os novos programas do 24 Kitchen com Anthony Bourdain e o meu marido interrompeu o que estava a fazer no portátil para me dizer "Gostas mesmo de ver estes programas sobre comida!" 
Pois gosto, para aprender a fazer boa comida, por isso tiveste tantas saudades minhas quando estive duas semanas fora. lol
Esta sugestão foi inspirada numa salada que vi precisamente no 24 Kitchen, salada essa de espinafres e pinhões à qual adicionei massa e queijo parmesão, para acompanhar uns lombos de salmão grelhados.


Ingredientes para 2

3 lombos de salmão
4 dentes de alho
1 molho grande de espinafres
300 gr de massa
100 gr de pinhões
sumo de 1 limão
azeite qb
sal qb
5 pimentas para moer qb
endro qb

Mais uma vez utilizei a Bimby para cozinhar a massa, por isso mais uma vez vou colocar as duas formas de cozinhar.

Tempere o salmão com sal a pimenta o endro o sumo de limão e reserve enquanto prepara a massa.
Quando colocar a massa a cozer, aqueça uma frigideira anti-aderente e grelhe o salmão vá virando de todos os lados para que fique passado todo por igual, mas não deixe queimar. 
Preparação Bimby:
Colocar no copo os alhos e o azeite e picar 5 seg na vel 5, programar 3 min varoma. Adicionar os pinhões e os espinafres bem escorridos e cortados aos pedaços grandes, temperar com sal e programar 5 min varoma vel 2 colher inversa, acabado o tempo verta o preparado para o cesto mas reserve o molho.
Deite o molho reservado no copo da Bimby acrescente água até às 800gr, retifique o sal e adicione mais um fio de azeite e programe 20m varoma. Quando a água começar a fervar introduza as massas, reduza para a temperatura 100º deixe cozinhar na vel colher inversa cerca de 10 min ou até a massa estar cozida a gosto. Escorra a massa coloque numa travessa , adicone o preparado com os espinafres e envolva bem, rale o parmesão e polvilhe.

Preparação Tradicional:
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com os alhos picados e o azeite deixe alourar, junte os pinhões e os espinafres bem escorridos e cortados aos pedaços grandes, temperar com sal e salteie 5 min escorra o preparado mas reserve o molho.
Deite o molho reservado numa panela e acrescente água suficiente para cozer a massa, retifique o sal e adicione mais um fio de azeite edeixe ferver. Quando estiver a ferver introduza as massas cerca de 10 min ou até a massa estar cozida a gosto. Escorra a massa coloque numa travessa , adicione o preparado com os espinafres e envolva bem, rale o parmesão e polvilhe.
Sirva de imediato e não se esqueça...

Bom Apetite e Boa Páscoa!


4 comentários:

  1. Gostei bastante da tua sugestão, mesmo apetitosa e muito apropriada.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sugestão
    Boa Páscoa
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/coalhada-de-limao-com-gengibre-e-uma.html

    ResponderEliminar
  3. Vim visitar o seu blog e fiquei encantada. Já estou a seguir.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!