sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Polvo à Lagareiro na Actifry

Chega de falar de coisas chatas o fim-de-semana está à porta, vamos aproveitar para estar com a família, e apesar dos contratempos não podemos deixar de comer, não é verdade?
Não é novidade que estou muito satisfeita com a minha Actifry, ao princípio tive imensas dúvidas sobre este pequeno investimento, mas agora vejo que compensa.
E compensa pela forma saudável como os alimentos são confeccionados, mas também pela possibilidade de fazermos outras refeições sem sujar ou encher de fumo a cozinha.
Assar chouriços, alheiras e outros enchidos deixou de ser problema, é rápido, sem fumo e no fim é só meter os componentes na máquina da loiça.
Um dia destes resolvi experimentar o Polvo à Lagareiro com Batatas a Murro e fiquei convencida.
Nesse dia também me convenci que o polvo e os grelos devem ser da família do Euro (moeda) porque mesmo quando parecem ser mais que suficientes, não chegam para quase nada.
Pronto o polvinho ficou saboroso e bonito, mas mais parecia uma estrela do mar.
Ingredientes:
1 Polvo grande (muito grande)
Batatas
Alhos
1 cebola
Louro
Sal
Pimenta
Azeite qb
Grelos

Preparação:
Cozer o polvo com uma cebola inteira e sal, quando a cebola estiver cozida o polvo também deve estar. Comigo nunca falha!
Cozer ligeiramente as batatas, escorrer e dar um muro para esborrachar.
Retirar a pá da Actifry e proteger o orifício, dispor o polvo e as batatas, juntar os alhos pisados e laminados grosseiramente, temperar com pimenta, o louro e azeite qb. (Não adicionei o azeite todo, para evitar que fritasse depois de colocar na travessa é que reguei com azeite cru).
Programar cerca de 15 minutos até alourar.
Servir quentinho com grelos e broa de milho!
Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Miúda, o teu polvo ficou uma maravilha...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição muito saborosa.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto deste polvinho :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Andamos em sintonia com os nossos pratinhos, a única diferença é que fiz no forno. Já tenho visto variadíssimas receitas com esta maquineta, por vezes pergunto-me se será uma boa aquisição, melhor falando, não tenho dúvidas que seja uma excelente aquisição mas, no meu caso tenho uma bimby e dou por mim a pensar será que compensa comprar mais uma ajudante de cozinha...desculpa a minha ignorância não estou muito familiarizada com as capacidades desta máquina, talvez até tenha mais funcionalidades que a bimby, tenho de aprofundar mais a questão...
    O prato ficou com um belíssimo aspeto!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Pois eu tb adoro a minha actifry, e mesmo não a usando tanto como no início, não me arrependo em momento nenhum de a ter comprado...
    Ficou excelente o teu polvo
    beijoca

    ResponderEliminar
  6. Mana este post foi um pecado. Adoro polvo como tu sabes.

    ResponderEliminar
  7. O polvo e as batatas são cozidos na actifry?

    ResponderEliminar
  8. Bom dia! Estava á procura de uma maneira de usar a minha actifrAe vi o seu post! Quando diz proteger o buraco fá-lo como?

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!