quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolo Divertido de Ananás

Donas de Casa Desesperadas, bolo de ananás invertido e o meu filho mais velho, são eles os responsáveis por este post.
Esta é uma série que tanto eu como o meu “Mini P” nos divertimos a ver, adoramos aquele formato despretensioso e surreal, tudo ali é passível de acontecer, e quando digo tudo, é tudo mesmo!
As personagens: Bree, a metódica, perfeita e implacável dona de casa; Gabrielle - a desbocada, despropositada e fútil; Susan - a boazinha, ingénua e meio simples das ideias; Lynette - a mulher que abdica da carreira para ser mãe, talvez a dona de casa mais inteligente e “normal”.
Não consigo chegar a um consenso sobre qual delas gosto mais, talvez uma mistura de Bree com Gabrielle e um cheirinho de Lynette.
O bolo de ananás surge num episódio em que a Grabielle está proibida pelo marido de falar com a Bree, como é óbvio ela continua a ver a amiga, mas esconde o gato com o rabo de fora e oferece uma fatia deste bolo ao marido.
Não sendo dotada de qualidades culinárias o marido desconfia que o bolo é da Bree e obriga-a a fazer um à sua frente. Gaby consegue telefonar à amiga e através do dispositivo Bluetooth, que ela esconde com o cabelo, vai recebendo as instruções, enquanto confecciona o bolo.
Ao vê-la falar “sozinha” Carlos, que assiste a tudo com um misto de curiosidade e gozo, pergunta-lhe com quem fala, ao que a mulher responde com a avó, porque a receita era dela.
Ainda assim o bolo de Gaby ficou treta, mas como Bree já esperava isso, foi também ela fazendo um bolo. Aproveitando o tradicional hábito dos americanos arrefecerem os bolos e as tartes nos parapeitos das janelas, deu-se a troca dos bolos, e assim se salvou a Gabrielle, acho eu.
Na sequência disto  o meu filho mais velho - o “Mini P” desafiou-me a fazer este bolo, tendo-me dito que caso não o fizesse, não seria uma verdadeira dona de casa.
O meu bolo ficou inteiro e bonitinho de aspecto, mas devo ter feito alguma coisa mal, pois ficou um pouco enqueijado e recebeu o cognome caseiro de “argamassa”. Mas para os meus colegas de trabalho, estava MUITA BOM!
Desculpem a conversa tão longa, mas tinha que contextualizar bem esta divertida história.


Ingredientes
400g de farinha
8 rodelas de ananás
6 ovos
350g de açúcar
150g de manteiga
1 colher de chá de fermento em pó
200g de açúcar para o caramelo
1/2 chávena de água

Preparação:
Coloque a forma com os 200g de açúcar ao lume quando estiver em ponto de caramelo adicione a água, barre a forma toda com o caramelo e deixe arrefecer, depois de frio unte com manteiga.
Disponha cinco rodelas de ananás no fundo da forma e faça sumo com as restantes três.
Bata bem a manteiga com o açúcar até ficar creme, vá adicioando um ovo de cada vez, batendo a
cada adição.
Peneire a farinha, junte o fermento e vá vertando no preparado anterior alternando com o sumo de ananás.
Envolva bem com a colher de pau.
Verta a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 1 hora.

Bom Apetite!

5 comentários:

  1. Entrou o sol na tua cozinha com este bolo lindo e com uma cor mmmm que já diz tudo, adorei essas peripécias e também é uma serie que aprecio imenso.
    Obrigada pela partilha

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Por acaso também vi esse episódio e gostei muito! Gostei porque a Bree sabia de antemão que mesmo com indicações o bolo da amiga não ia sair bem e fez um ela própria! Achei bonito e achei que isso era amizade!
    Este podia estar um bocadinho enqueijado, mas de aspecto estava muito bonito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nos bolos como em quase tudo na vida, por vezes o aspecto não quer dizer nada. Sábio o ditado que diz "Não julgues o livro pela capa"!
    Um bom dia para as minhas amigas

    ResponderEliminar
  4. Bem esse bolo esta fantástico, até dá pena meter a faça eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!