sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Salmão com crosta aromatizada

Uma receita que surgiu do nada. Quer dizer, do nada também é exagero meu, já tinha visto um prato da Mafalda Pinto Leite, algo semelhante mas com outro peixe e era confeccionado no forno.
É muito fácil de fazer e agradável para uma refeição rápida e saudável.

Ingredientes:
Lombo de salmão (sem pele)
Pão ralado qb
Sementes de sésamo qb
Ervas aromáticas
Sal qb
Pimenta (5 bagas)
Limões
Alhos pisados

Confecção:

Tempera-se o salmão com sal e a pimenta moída. Num recipiente faz-se uma marinada com o sumo do limão, os alhos pisados, as ervas aromáticas a gosto ( usei orégãos, salsa e ervas de provence), coloca-se o salmão e deixa-se repousar pelo menos 1 hora.

Para fazer a crosta:
Ao pão ralado aromatizado com a mistura de ervas atrás referidas, juntam-se as sementes de sésamo.

Retira-se o salmão da marinada e envolve-se na crosta anteriormente preparada, faz-se um pouco de pressão de ambos os lados do salmão para que as sementes se agarrem bem ao peixe. Numa frigideira anti-aderente, cobre-se o fundo com óleo de amendoím, leva-se ao lume e quando estiver bem quente, coloca-se cuidadosamente o salmão.
Só se deve virar o peixe uma vez, para que este não se despedace. Se observármos com atenção, uma das extremidades da posta, verificamos que esta mudar de cor à medida que vai cozinhando. Quando metade da posta tiver mudado de cor, vira-se cuidadosamente com a ajuda de uma espátula. Rectifica-se a temperatura do fogão e deixa-se cozinhar do outro lado.
Pode acompanhar este prato com arroz de cenoura, ou arroz branco, mas deve acompanhá-lo sempre com uma boa salada de alface.
Bom apetite!

1 comentário:

Obrigada pela vossa visita!