segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Domingo em família II

Acho que a idade tem mesmo destas coisas, especialmente no caso das mulheres, acabamos por fazer aquilo que as nossas mães faziam e que por vezes criticávamos.
Mas penso que não há nada de mal em mimar a nossa família com boas refeições, é mais uma forma de lhes dizermos que os amamos, embora muitas vezes não haja essa percepção da outra parte.
Mais um fim-de-semana que passou a correr, dormir é coisa que não posso fazer, não me deixam. No domingo, tal como no sábado, a alvorada foi por volta das 7:00 AM, por isso resolvi empregar bem o meu tempo e fazer uma refeição totalmente home made.
No sábado à noite estive a organizar as minhas revistas e receitas, sou fã da Mulher Moderna na Cozinha há já muito anos. Com o dossier que comprei no Livrário de Tomar, arquivei as receitas que por lá andavam soltas.
Ao passar uma vista de olhos pelas revistas vi duas propostas de lombo que me chamaram a atenção, davam um óptimo assado de domingo. Fui ao congelador e tirei um bom lombo de porco, que ficou a descongelar durante a noite.
Já de manhã amassei pão e deixei a levedar, enquanto temperei o lombo, fiz uma panela de sopa de feijão-verde e por fim envolvi uns cogumelos frescos numas deliciosas fatias de queijo Limiano e bacon que temperei com um fio de azeite e orégãos (pronto a ir ao forno).
Tudo isto enquanto controlava as tropelias do meu filho mais novo e pensava numa sobremesa rápida e fresca.

O nosso almoço ficou muito bom e eu fiquei bastante satisfeita com a minha prestação, é bom estar em casa com a família e não pensar em mais nada.

Lombo assado com alecrim
Pão normal e Pão de farinheira
Cogumelos rolados em bacon e queijo

Receita do pão (ver post do pão de farinheira)

Lombo de Porco Ingredientes:

1 Lombo de
1 cebola
5 dentes de alho
1 dl de azeite
1 dl de vinho branco
Colorau qb
Pimenta qb
Sal qb
1 ramo de alecrim

Preparação:

Ligar o forno a 180ºC, picar a cebola e colocar no fundo de um pirex, num recipiente grande esfregar o lombo com o sal, os alhos pisados, o colorau e a pimenta. Picar com um garfo para absorver melhor os temperos e regar com o vinho e o azeite. Mudar o lombo para o pirex e verter o molho do tempero, ripar o ramo de alecrim por cima da carne
Deixar cozinhar aproximadamente durante 1h30, controlando a temperatura para não ficar demasiado queimado e seco, virar a carne a meio do tempo de cozedura.
Por fim fatiar o mais fino possível, dispor numa travessa limpa e regar com o molho do assado (costumo passar a varinha mágica para uma mistura mais homogénea). Servir com acompanhamento a gosto, batatas assadas e/ou arroz.
A nossa refeição foi acompanhada por um tinto regional Casal das Freiras - Tomar, muito bom.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!